Como diria Confúcio: “ Escolha um emprego que você ame, e nunca mais você precisará trabalhar na vida”. O provérbio chinês, do século VI a.C, traduz uma busca que virou uma espécie de “artigo de luxo” dos tempos atuais: amar a profissão e se sentir realizado no trabalho. Porém, é importante fazer uma ressalva! É preciso cuidado para que a paixão pelo trabalho não vire uma compulsão. Será que você é um Workaholic?

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Quais características separam uma pessoa esforçada, que dá sempre o melhor de si na carreira, para alguém que se tornou viciado no trabalho? Essa linha pode ser tênue.

Quem gosta do que faz, ao terminar um dia de trabalho, sente-se realizado e toca a vida: vai jogar tênis com um amigo ou ver a apresentação da filha no ballet. Enfim, investe o tempo livre com hobbies, esportes ou com a família.

Porém, para o workaholic a lógica não é bem essa. O excesso de trabalho não é algo pontual, funciona como modus operandi. O indivíduo só consegue trabalhar de forma compulsiva.

Mesmo que longe do ambiente empresarial, ele não consegue se desligar. Continua conferindo as mensagens do WhatsApp, responde e-mails em horários malucos e costuma se irritar com tudo que não está sob o seu controle.

E quando precisa, realmente, se desligar dos assuntos corporativos sente uma enorme culpa e pensa que está perdendo um tempo valioso por não estar produzindo.

Em 2017, um estudo da University College London apontou a relação do excesso de trabalho com a causa de problemas cardiovasculares. Segundo a pesquisa, trabalhar mais de 50 horas por semana pode aumentar em 40% a chance de arritmia cardíaca.

O excesso de trabalho também pode ocasionar outros problemas como:

  • Obesidade
  • Uso abusivo de Álcool
  • Estresse emocional
  • Dores de cabeça
  • Problemas gástricos

Quais os gatilhos emocionais que disparam o vício em trabalho?

Um certo desconforto com a vida pessoal e familiar pode desencadear o vício em trabalho. Muitas vezes, de maneira inconsciente, é uma maneira de se esconder de si mesmo e das próprias emoções.

Colocar o trabalho, a empresa ou a carreira como o centro de tudo, pode significar um certo desequilíbrio com outras esferas da sua vida. Que equilibrar suas emoções e fazer uma gestão mais coerente do seu tempo? Confira o Método MD e conquiste uma rotina mais saudável.