De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) o estresse é uma epidemia que afeta 90% da população em todo mundo. No Brasil, esse quadro fica ainda mais grave. Somos os campeões nos casos de transtorno de ansiedade e o quinto colocado quando o assunto é depressão. São níveis alarmantes.

Sentir-se estressado é algo tão frequente que já se tornou um estilo de vida para muitas pessoas. Afinal, vivemos em uma época cheia de estímulos: a comunicação acontece de forma cada vez mais veloz, um excesso de cobranças profissionais e a necessidade de constante de aprimoramento, dificuldade para equilibrar vida pessoal e carreira e outras dezenas de atividades que fazem parte do cotidiano. Tudo isso colabora com uma sensação de exaustão constante.

Muitas vezes, é difícil se desconectar. O organismo precisa de um certo tempo para relaxar e se restabelecer. Porém, quando permanecemos estressados durante longos períodos, deixamos nosso corpo vulnerável e exposto ao esgotamento emocional.

Quer aprender a se proteger dos efeitos do estresse emocional? Primeiro é preciso entender quais são suas causas e é sobre isso que falaremos neste artigo.

O que é estresse ?

O estresse é algo fundamental para vida humana. Assim como o medo, sentir-se estressado é uma maneira que o organismo encontra para se proteger de situações que entende como ameaçadoras.

Quando se sente exposto ou intimidado, o corpo aciona o sistema nervoso simpático e as glândulas suprarrenais aumentam a produção de adrenalina e cortisol. Com isso, a pressão arterial sobe, a respiração e os batimentos cardíacos ficam acelerados, os músculos se contraem. Sabe aquela sensação de “nó na garganta”? Pois é…

Pessoas emocionalmente equilibradas, conseguem retornar ao seu estado normal após um momento angústia e tensão. Porém, isso não ocorre em indivíduos que sofrem com o estresse crônico.

Afinal, por que as pessoas reagem de formas diferentes em situações muito parecidas?

O estresse é uma resposta aos estímulos externos, um indivíduo emocionalmente saudável consegue voltar ao seu estado normal de maneira mais rápida. Porém, algumas pessoas entram em um ciclo vicioso e se adaptam cada vez mais ao estresse.

O estresse emocional nasce dos fatores internos e não externos (como uma reunião importante ou uma decisão que precisa ser tomada rapidamente). Ao se acostumar com o estresse, você passa a percebê-lo como algo familiar. Muitas vezes, fica difícil notar o quanto ele afeta sua vida, seus relacionamentos e sua saúde. Estar estressado se torna uma condição natural para o organismo e é aí que mora o perigo!

Você vai gostar de ler também:

O Bloqueio emocional pode estar barrando o seu sucesso! Entenda!

Quais as 8 principais causas do estresse emocional

  • Dificuldade para lidar com o inesperado
  • Excesso de expectativas
  • Perfeccionismo
  • Vida sedentária
  • Baixa autoestima
  • Ser competitivo em excesso
  • Ansiedade
  • Dificuldade para dizer não

Como combater o estresse emocional?

O primeiro passo para aprender a administrar o estresse emocional é entender que você não irá eliminá-lo completamente da sua vida, mas é perfeitamente possível controlar o quanto ele afeta você.

Adote algumas ações simples no seu cotidiano, como:

  • Procure ter uma atitude menos controladora com situações que não dependem de você.
  • Preste atenção na sua respiração diante de momentos estressantes.
  • Tenha cuidado com atitudes centralizadoras: aprender a dizer não e a delegar tarefas!
  • Evite expectativas exageradas e aprenda a maneirar no perfeccionismo.
  • Tenha mais equilíbrio e força emocional para lidar com situações do seu cotidiano

O que te impede de ser quem você gostaria de ser? Quais são as crenças limitantes e padrões emocionais que você precisa eliminar para ter uma vida mais saudável e menos estressante?

Confira o Método MD Inteligência Emocional, um curso atual, vivencial e estimulante, que irá promover grandes mudanças em diversas esferas da sua vida.