Ninguém gosta de receber críticas. Aquelas reuniões de feedback podem causar arrepios em profissionais de todos os níveis hierárquicos. E não se engane: quem está na outra ponta também sente um certo desconforto. A pressão existe em ambos os lados. Enquanto quem recebe sente medo e, muitas vezes, não sabe como reagir, aquele que precisa fazer a crítica sente receio que o outro fique ofendido.

Dessa maneira, todo mundo que está envolvido na situação têm a tendência de entrar no modo defensivo. Isso gera um desgaste emocional que poderia ser completamente evitável. Mas, será que sempre precisa ser assim? Confira algumas regras essenciais para lidar com um feedback negativo numa boa.

Antes de reagir, experimente refletir

A primeira regra de ouro ao receber um feedback negativo: reflita! Se algum ponto da conversa gerou muito incômodo, preste atenção no que você sentiu; raiva, injustiça, medo? Avalie essa emoção. Depois disso, experimente tornar a informação que causou uma certa indignação em algo útil. Como? Bom, é importante fazer uma reavaliação cognitiva e procurar entender como essa crítica pode te ajudar a fazer certos ajustes de percurso.

Autoanálise: não tenha medo dela!

Ok, os dias foram passando e você procurou refletir. Mas pouco adiantou e ainda existe aquela mágoa ali guardada. É hora de fazer a seguinte observação: existe alguma coerência no que foi dito? Afinal, por qual motivo essa crítica atingiu você tão certeiramente? Tente não se limitar ao pensamento de que a pessoa está sendo injusta ou apenas equivocada. Talvez seja a chance de considerar que, em certos pontos, é possível melhorar. Assuma a responsabilidade por essa mudança e tenha uma atitude mais disposta em relação à crítica.

Questione: não precisa economizar nas perguntas

O ruído na comunicação organizacional é um dos principais problemas que afetam os relacionamentos profissionais. Como evitá-los? É simples: converse e esclareça o que for necessário. Uma ótima estratégia após uma crítica é perguntar algo do tipo: “O que eu posso fazer para melhorar?”, esse simples questionamento pode economizar um tempo precioso e evitar muitos equívocos.

Claro que em algumas situações o feedback é justo e tem razão de ser. Em outras, porém, não agrega em nada. Quando as críticas vierem acompanhadas de argumentos genéricos e sem nenhum embasamento, pondere: essa pessoa realmente quer te ajudar a crescer? Dependendo da resposta para essa pergunta, você tem dois caminhos: o primeiro é descobrir como melhorar. Já o segundo é perceber que está na hora de se blindar contra críticas tóxicas. A boa notícia é que algumas estratégias de Inteligência Emocional vão te ajudar nas duas situações!

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