Estamos quase no último mês do ano e foi dada a largada para fazer aquela famosa lista de resoluções para o ano seguinte. Subir mais degrau na sua carreira e conquistar um cargo de liderança está entre as suas prioridades? Então este artigo é para você!

O primeiro passo é ter em mente que para direcionar sua carreira para um cargo de liderança, é preciso traçar objetivos e realizar um planejamento. O segundo passo é entender que hoje, o perfil de um bom líder não é algo estático. É preciso desenvolver a capacidade de adaptação!

Essa maleabilidade é fundamental para entender e saber lidar com as novas gerações que entram no mercado, a tecnologia que evolui de forma constante e conseguir se adaptar às novas relações de trabalho.

E é neste momento que a Inteligência Emocional fará toda diferença.

Inteligência Emocional para conquistar um cargo de liderança

Se você está considerando em avançar na carreira, isso significa que, muito provavelmente, você já tenha uma boa base teórica, técnica ou acadêmica. Agora é o momento de investir pesado nos elementos comportamentais!

Isso ocorre por conta da modificação na relação das pessoas com o trabalho. As ligações entre os colegas de profissão estão mais sinceras e naturais. Por conta disso, o líder precisa entender a importância de um feedback personalizado para cada colaborador. Fora isso, é importante se empenhar em criar e manter um ambiente que possibilite uma maior convivência e até considerar horários mais flexíveis.

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Quais são as características centrais para alcançar a liderança?

Planejamento

Nesta primeira etapa entra a organização e o planejamento. O que você precisa fazer para adquirir as competências necessárias para ser um líder? Já podemos adiantar que uma postura determinada é algo essencial. Correr atrás das suas ambições torna a possibilidade em ser líder muito mais palpável do que ficar esperando um convite cair do céu!

Não esconda suas ambições e indique que você deseja avançar dentro da organização da qual faz parte.

Comunicação eficaz

Para realizar essa transição, além de estar atento para as oportunidades, é preciso ter em mente que desenvolver habilidades como negociação e poder de influência fará parte dessa jornada. Como fazer isso? Treinando sua persuasão!

É importante traçar uma estratégia e construir argumentos lógicos para influenciar as pessoas e, além disso, se preocupar não apenas com seu lado racional, mas entender como movimentar aspectos emocionais. Como propor soluções arrojadas para antigos problemas e mostrar que você veste a camisa da empresa, por exemplo.

Inteligência Emocional

Hoje, a Inteligência Emocional não é apenas mais uma habilidade ou um diferencial. Logo, é algo fundamental para a vida de qualquer profissional! Porém, para galgar um cargo de liderança, ela se torna ainda mais importante.

Ao trabalhar os aspectos emocionais, você ampliará sua capacidade de decisão, administrará melhor seu tempo, irá prezar a harmonia dos relacionamentos e aumentará seu foco nas metas e objetivos.

Quer conquistar uma visão global e entender, de fato, o papel de um líder? Conheça o método MD, um treinamento exclusivo e estimulante que irá trabalhar os cinco pilares:

  • Confiança
  • Coragem
  • Comprometimento
  • Responsabilidade
  • Resultados

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