Realização profissional é o novo artigo de luxo dos tempos atuais. Diferente de algumas décadas atrás, a motivação da maioria dos profissionais não mora mais no salário no final do mês. Ao contrário: o sucesso anda de mãos dadas com o senso de propósito.

Essa tendência é muito bem explicada pelo pelo filósofo Mario Sérgio Cortella em seu livro “Por que fazemos o que fazemos?” Na obra, o escritor discorre muito bem sobre os questionamentos que a sociedade como um todo anda realizando sobre suas próprias funções corporativas.

Para conquistar a tão aclamada e cobiçada realização profissional, portanto, é preciso realizar um questionamento: o que, de fato, é sucesso para você? Muitas vezes, vivemos de acordo com uma receita pronta. E ela pode ter sido imposta pelo seus pais, familiares ou grupo social. Será que você vive de acordo com o seu real desejo ou está reproduzindo um conceito que foi arraigado dentro de você?

Para alguns, o sucesso se manifesta em uma conta bancária robusta. Para outros, isso significa um passaporte recheado de carimbos. Já para um terceiro grupo, sucesso mesmo é uma vida tranquila e serena em algum lugar cercado pela natureza. Na verdade, o conceito de sucesso é algo pessoal e intransferível! O problema, é que com a correria do dia a dia, as pessoas se desconectam da própria essência e ligam o piloto automático.

Entender o que significa realização profissional para você, é o primeiro passo para conquistá-la.

Quais os aspectos centrais da realização profissional?

Segurança

Pessoas que prezam a segurança não são muito fãs de riscos. Geralmente, valorizam estabilidade e horários bem definidos. São mais “caxias” e racionais.

Grana

Esse pessoal gosta mais de encarar riscos, desafios e não se importam muito com uma remuneração variável. Aliás, isso funciona como combustível! São empreendedores natos e gostam de trabalhar com metas. Monotonia passa longe dessa galera!

Prestígio

Reconhecimento e aprovação. Esse grupo gosta de ocupar posições de destaque. Geralmente são bons oradores, são articulados e se dão bem no palco. O que os motiva mesmo é inspirar pessoas! Trabalham para deixar uma marca, um legado.

Curiosidade

São os curiosos de plantão! É verdade que esse tipo de perfil costuma ser mais comum entre os jovens no começo de carreira. Porém, muitos profissionais levam essa característica investigativa para sua vida profissional e se saem bem em cargos de pesquisa.

Autorrealização: algo que acompanha todos os perfis!

Por fim, a autorrealização! Trata-se de uma motivação complexa, profunda e ligada ao propósito de vida de cada pessoa. Para acessá-la, porém, é preciso autoconhecimento. E um pouquinho de coragem também, né? Algo que só a Inteligência Emocional pode trazer!  Afinal, muitas vezes, não é fácil abandonar certas convenções e sair em busca do que você realmente ama! Mas, sejamos francos: escritores precisam escrever, líderes precisam orientar e formadores de opinião precisam inspirar. Só assim é possível estar em paz e sentir aquela sensação impagável: a do dever do cumprido!

E você? Quer encontrar sua real motivação e realização profissional? Conheça o Método MD e entre em contato com os seus reais valores e o que realmente importa para você. Afinal, a satisfação na carreira reflete em todas as esferas da sua vida! Se dê uma chance e experimente ser você mesmo. Mais do que isso: experimente ser a sua melhor versão!