Quantas oportunidades você já deixou passar por conta do medo de arriscar? Será que essa insegurança atrapalha seu desenvolvimento profissional, trava suas relações ou então impede com que você aproveite a vida com mais potência e paixão?

Afinal, como vencer esse medo de arriscar? Bom, antes de ultrapassar qualquer obstáculo, o primeiro passo é reconhecê-lo!

O que caracteriza o medo de arriscar?

O medo do risco nasce daquela velha conhecida: a insegurança. Esse estado emocional, geralmente, surge a partir diversos aspectos e características, são eles:

  • Perfeccionismo
  • Tendência em ampliar limitações e diminuir as próprias habilidades
  • Hábito de reclamar em vez de procurar soluções
  • Dificuldade para lidar com críticas
  • Medo de expor ideias
  • Viver se comparando com outras pessoas
  • Dificuldade para sair da zona de conforto

A importância de perder o medo de arriscar!

Qualidade de vida, trabalhar com o que gosta, ter uma carreira com mais propósito ou experimentar aquela sensação de satisfação com frequência… Ok, você deve estar pensando que para reunir tudo isso numa única vida é necessário uma dose cavalar de sorte, certo? Errado!

Sabe o que tudo isso tem incomum? A coragem para fazer escolhas!

Muitas vezes, as pessoas ficam presas em receitas prontas “de felicidade” e acaba enclausuradas dentro da perigosa zona de conforto. É bastante óbvio que precisamos de uma certa estabilidade e tranquilidade dentro da rotina. Mas, também é preciso saber a hora de inovar, arriscar e se lançar para o novo! Afinal, como disse Vinicius de Moraes “ a vida só se dá pra quem se deu”.

Leia também:

Zona de conforto: 3 razões para fugir dela!

E na vida profissional, como isso funciona?

É uma questão cultural. Talvez, seja mais do que isso, é algo que paira no inconsciente coletivo: as pessoas sempre costumam associar trabalho com sofrimento. Pior que isso: acreditam que é preciso se sacrificar muito para “vencer”, ganhar dinheiro e ser bem-sucedido.

Logo, se você faz algo com prazer, não tem sentido ser remunerado por isso. Afinal, onde já se viu trabalho ser algo satisfatório e prazeroso? Essa crença enraizada precisa ser ressignificada!

Não existe nada mais certeiro para o sucesso do que fazer o que ama. É claro que ninguém vai viver dentro de um conto de fadas e também não espere que te salvem da torre naqueles dias difíceis. Você certamente irá precisar de resiliência para enfrentar diversos desafios que invariavelmente vão aparecer pelo caminho. Mas, como fazer isso? Vamos lá:

Encontre um propósito

Quais são seus valores e crenças pessoais? Entender isso é o primeiro passo para alinhar a sua essência com a sua carreira. Um profissional de sucesso precisa acreditar no que faz! Assim, é possível garantir satisfação e realização profissional.

Olho aberto nas oportunidades

Você anda atento nas tendências do mercado e costuma procurar formas para inovar e se destacar? Uma postura mais criativa e arrojada é fundamental para quem deseja avançar na carreira.

Autoconfiança: como anda a sua?

Sem autoconfiança não dá pra ir nem até a padaria da esquina, que dirá correr atrás dos seus sonhos e metas profissionais… Neste momento, além de trabalhar o autoconhecimento, é importante lembrar de todas as suas conquistas! Todas elas, por menores que elas pareçam. Dessa forma, você amplia sua convicção sobre suas habilidades e talentos

Estude sempre!

Foi se o tempo que um curso universitário era garantia de emprego e sucesso profissional. Hoje, em qualquer profissão ou área de atuação, é preciso estar em uma busca constante por aprimoramento. Mas, lembre-se: não fique esperando condições perfeitas para iniciar o que quer que seja. Condições perfeitas não existem! Aprimore-se sempre, mas mantenha-se em ação enquanto isso.

Se você deseja ampliar suas habilidades, potencializar seus conhecimentos e agregar competências emocionais no seu currículo, conheça a Formação em Inteligência Emocional Sistêmica e eleve sua performance e resultados em diversas esferas da sua vida!