Você já deve ter ouvido falar em resiliência, o termo é muito usado na área de recursos humanos e traduz a capacidade e em se adaptar a mudanças.

Afinal, como enfrentar as adversidades que a vida impõe de forma mais equilibrada? Você tem a capacidade para transitar em cenários distintos e não paralisar quando sob pressão ao ser acometido por um alto nível de stress?

Ser resiliente no mundo corporativo, portanto, tem sido uma das competências mais requisitadas da atualidade, já que essa capacidade pode influenciar diretamente na tomada de uma decisão e ser um fator decisivo em momentos de absoluta tensão.

A boa notícia é que, de acordo com Paulo Yazigi Sabbag, professor da Faculdade Getúlio Vargas, e idealizador de uma ferramenta que mede o nível de resiliência dos profissionais, é possível desenvolver essa característica a partir de uma escala.

Como ser resiliente e crescer profissionalmente?

Para desenvolver tais características, de acordo com a classificação de Sabbag, é preciso reunir nove aspectos intrínsecos à resiliência.

São eles:

1- Autoeficácia
2- Solução de problemas
3- Temperança
4- Empatia
5- Proatividade
6- Competência social
7- Tenacidade
8- Otimismo
9- Flexibilidade mental

Como ser resiliente e crescer profissionalmente?


Autoeficácia

Essa característica é considerada a mais crítica na escala de Sabbag, pois envolve crenças enraizadas ligadas à autoconfiança e autoestima. Nesse sentido, será preciso descobrir e trabalhar as limitações neste campo.

Solução de problemas

A capacidade de solucionar problemas é uma qualidade que requer a aptidão de raciocínio em situações de stress. E, ainda assim, ter o controle emocional necessário, a fim de planejar soluções e agir sem perder a capacidade de lógica e raciocínio .

Ser capaz de manter o nível de coerência das ações e decisões perante o problema enfrentado.

Temperança

A temperança está associada à capacidade de administrar as emoções e, ao mesmo tempo, ter a flexibilidade necessária para enfrentar situações difíceis.

Empatia

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro. Buscar agir ou pensar da forma como seu interlocutor pensaria ou faria nas mesmas circunstâncias.

Proatividade

Proatividade está ligada ao desafio. É a busca por soluções novas e criativas.

Competência Social

Ter competência social é ser capaz de defender seus próprios interesses, mas com habilidade. É a maneira de como se relaciona e constrói seus relacionamentos.

Tenacidade

A tenacidade está ligada à capacidade de perseverança e persistência diante das adversidades.

Otimismo

Ser otimista é estar disposto a enxergar as situações mais difíceis pelo seu lado positivo e extrair delas uma solução favorável às questões enfrentadas.

Flexibilidade mental

Flexibilidade mental é a capacidade de encontrar várias alternativas diante da mesma situação. É ser capaz de enxergar o problema por diversos ângulos e, a partir do mesmo estímulo, saber encontrar a melhor resposta para o obstáculo que aparecer no caminho.

De todas essas habilidades que foram citadas no texto, quais você já possui e quais ainda precisa desenvolver?