Equitação, segundo o Aurélio, é a arte de cavalgar. Essa prática é amplamente conhecida pelos benefícios que traz à saúde física. Ela fortalece os músculos dos braços e costas, é excelente para a postura e melhora a capacidade cardiopulmonar.

Além de todos esses benefícios, a equitação também é ótima para a saúde emocional. Visto que ela eleva a autoestima, gera uma sensação de bem-estar e diminui os níveis de estresse.

Cavalgar é um exercício ancestral. Essa prática, que vem desde da antiguidade, inicialmente era o principal meio de locomoção e uma forma que o homem encontrou para viajar distâncias mais longas e conquistar novos territórios.

O homem pode ter descoberto o fogo, a agricultura e inventado a roda! Porém, entre todos os animais que aprendemos a domesticar, nenhuma outra espécie foi tão significativa para o transporte e para a comunicação entre diferentes sociedades como o cavalo.

Hoje, apesar de estar mais restrito ao ambiente rural e esportivo, o cavalo ainda mostra que tem muitas funções no mundo contemporâneo. Seja como tratamento terapêutico – que combina a socialização com o animal e os benefícios do esforço físico. Seja no mundo corporativo, que é uma prática indicada para aumentar o poder em tomar decisões de forma rápida. Ou para ter mais equilíbrio e autoconfiança .

Entenda como a equitação pode aumentar a saúde emocional

Reduz os níveis de ansiedade e estresse

A equitação é excelente para diminuir a ansiedade e o estresse por dois motivos: primeiro por conta da interação com o animal. Esse contato pode diminuir a pressão arterial e, consequentemente, ocasionar uma diminuição dos hormônios relacionados ao estresse. Além disso, pode proporcionar uma sensação de bem-estar e alívio. Afinal, ao cavalgar o cérebro e os pulmões recebem mais oxigênio.

Doenças neurológicas

A chamada equoterapia é um método que proporciona uma melhora significativa na reabilitação de pessoas com Síndrome de Down, Alzheimer, Parkinson, paralisia cerebral e outras doenças neurológicas.

Dá equilíbrio e autoconfiança

É uma prática altamente recomendada para ganhar mais equilíbrio, força e coordenação motora. Simultaneamente, desenvolver a habilidade montar gera uma grande satisfação e aumenta a autoconfiança. Isso, certamente, ajuda a superar outros desafios na vida de maneira geral.

Estimula a criatividade e a responsabilidade

Seja na hora de montar ou de cuidar do animal, será preciso pensar de forma criativa para contornar certas situações e desafios. Outro ponto de destaque: o esporte exige paciência, responsabilidade e compromisso. Todas essas qualidades são fundamentais para ter sucesso não só na equitação, mas em todas as áreas da vida.

Seja na equitação, no golfe, natação ou qualquer outra atividade física, manter o corpo em movimento é fundamental para a saúde emocional. Afinal, a prática de esportes libera endorfina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Leia também:

Confira as consequências do sedentarismo para a saúde física e mental

Para conseguir criar e manter o hábito em se exercitar, é fundamental escolher um esporte do qual você possa se divertir. Assim fica mais fácil pegar firme e ainda ter momentos que você possa se desligar de tudo. Realizando uma verdadeira higiene mental!

A saúde física e emocional precisam caminhar juntas!

Se você deseja ter uma menos sedentária e mais saudável, conheça o Método MD – um programa desenvolvimento estimulante – que irá mudar a sua vida e seus hábitos.