Você sabe de onde vem o termo narcisista? Vem de Narciso, um dos personagens da mitologia grega mais citados nas áreas da psicologia, filosofia e comportamento. É o símbolo da vaidade e de uma autoestima extremamente elevada. Pelo menos em um primeiro momento.

Existe um estudo muito interessante sobre o tema que chama “narcisismo no mundo moderno” em que fala que essa desordem gera alguns comportamentos como:

  • Necessidade de admiração
  • Um senso inflado de si mesmo
  • Falta de empatia
  • Forte tendência à triangulação narcísica

Triangulação: comportamento típico de um narcisista

A triangulação narcísica é uma espécie de jogo em que existe uma tentativa de usar terceiros para manipular movimentos, pensamentos ou decisões de alguém.

Isso pode ocorrer em muitas áreas da vida: nas relações amorosas, sociais e até profissionais! Essa tendência, é uma ferramenta muito utilizada por pessoas narcisistas para se colocarem no centro de uma disputa. Isso acaba alimentando o seu próprio senso inflado sobre si mesmo e funciona como uma espécie de suprimento – que garante que sua “reserva de autoestima” fique sempre em dia.

Como eles buscam uma atenção insaciável e precisam constantemente de validação externa, a triangulação é uma forma de reforçar a própria importância dentro dos círculos que eles atuam.

 

Leia também:

Como reconhecer um psicopata?

Todos nós, em alguma medida, temos traços narcísicos em certos momentos pontuais. Porém, na esfera considerada saudável, é possível reconhecer, encarar e lidar com certas frustrações. Agora, na esfera da patologia, existe uma incapacidade para lidar com a frustração e isso faz com que o narcisista sempre projete no outro a responsabilidade.

Mas como identificar esse tipo e perfil narcisista?

Bom, o primeiro ponto que chama atenção é uma dificuldade latente em respeitar limites saudáveis dentro das relações. Outro ponto é a tendência em manipular através de uma habilidade de persuasão. Muitas vezes, eles criam narrativas elaboradas e, quando expostos ou confrontados, conseguem negar de forma veemente como se, de fato, estivessem sendo injustiçados.

Aliás, é importante ressaltar que essa também é uma  abordagem bastante comum entre os narcisistas: a tendência a inverter fatos e falas para colocar a postura do outro em cheque. Dessa forma, fica mais fácil barganhar a posição de vítima.

Como se proteger de um narcisista?

Para se proteger das investidas de uma pessoa narcisista, seja na vida profissional, amorosa ou até familiar, é preciso delimitar limites claros.

E, depois disso, é muito importante entender que esse comportamento está baseado em inseguranças profundas e é uma tentativa de minimizar (ou mascarar) as próprias vulnerabilidades. Criar esse entendimento é fundamental para não cair no mesmo padrão emocional de disputa que é, justamente, o que alimenta ainda mais uma personalidade narcisista. Ou seja, é paradoxal, porque o narcisista não consegue ter empatia e é justamente ela, que irá te blindar nesse sentido!

Se você deseja ter mais consciência emocional para identificar com mais facilidade padrões tóxicos de relacionamentos, conheça o Método MD! Um treinamento dinâmico e altamente vivencial que já transformou a vida de milhares de pessoas!