Aprender a dizer não pode ser um desafio para muita gente! Traga na memória quantas vez você aceitou um convite para algo que não estava a fim de fazer só para não para não parecer arrogante, egoísta eu chatear alguém?

É claro que uma atitude disponível e prestativa é uma característica positiva. Além disso, pode abrir muitas portas no âmbito profissional e pessoal. Porém, ser solícito também precisa ter limites.

Importante: existe uma diferença gritante entre colaboração e aceitar tudo. Essa tendência em querer sempre agradar pode representar um desequilíbrio emocional como insegurança e baixa autoestima.

Caso você tenha uma certa dificuldade em pronunciar essa simples palavra, confira este artigo.

Como aprender a dizer não?

Você é sua prioridade!

Pensar nas outras pessoas, trabalhar de forma coletiva e auxiliar quem está ao seu redor são atitudes louváveis! Porém, fique atento e perceba se você não está se anulando e assumindo responsabilidades de terceiros. Coloque-se sempre como a sua prioridade ou então seu foco e produtividade podem ser seriamente prejudicados.

Identifique a necessidade de agradar

O medo pode fazer com que você se torne um prisioneiro. Medo de não ser aceito e do que as pessoas podem pensar sobre você é o principal motivador da dificuldade em dizer ‘não’. Identifique os motivos desse medo e abandone a necessidade de sempre agradar as pessoas. Isso evita que você se torne dependente dos outros.

Culpa? Livre-se dela!

A culpa nos deixa presos no passado. Em vez de ficar remoendo algo que aconteceu ontem e não pode ser  mudado, é mais inteligente olhar para frente e focar em corrigir o que precisa ser corrigido, certo? Experimente trocar o termo culpa por responsabilidade. Agora, entenda se essa responsabilidade é realmente sua ou é originalmente de outra pessoa. Não se sinta culpado por questões que competem a você.

Leia também:

Chantagem emocional no relacionamento: saiba como evitá-la

Mantenha o sim no vocabulário

Procure não se tornar uma metralhadora de ‘nãos’. Saber se impor e dizer não quando é preciso não significa deixar de dizer sim, ok? Na realidade, é preciso ter equilíbrio e critério. Ao aprender a dizer não, não esqueça da sensação recompensadora que é ajudar alguém. Afinal, ser altruísta, ter senso de colaboração e empatia são características de pessoas de sucesso.

Melhore sua autoestima

Desenvolver o autoconhecimento é fundamental para deixar a autoestima em dia e abandonar a necessidade de sempre agradar. Ao abandonar a urgência em ser aceito, você torna-se cúmplice dos seus próprios desejos e objetivos.

A consequência? Você passa a entender que não é menos amado quando diz não. O desenvolvimento da Inteligência Emocional é um pilar fundamental para ter bom senso e saber como dosar o sim e o não.

Quer se livrar de padrões que te limitam e dissolver emoções tóxicas? Conheça o Método MD e cuide da pessoa mais importante da sua vida: você!