Como lidar com chantagem emocional no relacionamento? Seja qual relacionamento for. Isso vale para casamento, namoro, pai, mãe…Não importa muito a configuração do relacionamento. Os chantagistas emocionais podem ter perfis diferentes mas carregam muitos traços semelhantes.

Chantagistas emocionais: como vivem, do que se alimentam?

Somos seres que buscam aprovação. Uns mais, outros menos. Mas todos nós carregamos a necessidade de pertencimento. Essa necessidade nasce ainda na infância e, quando questões internas são trabalhadas e ressignificadas, alguns indivíduos podem projetar essa necessidade em amigos, colegas de trabalho, parceiros ou familiares.

Quando a insegurança e a carência afetiva são altas, algumas pessoas podem recorrer à chantagem emocional na tentativa de “manipular” alguém e assim, satisfazer suas necessidades emocionais. Na maioria das vezes, ela é feita de forma sutil e fica até difícil perceber esse comportamento inicialmente.

Como identificar a chantagem emocional

  • Quando a pessoa sempre enaltece algo de bom que tenha feito para o outro, numa tentativa de “barganha” e de despertar um sentimento de dívida;
  • Apresentar reações desproporcionais;
  • Quando todos são egoístas e o indivíduo é sempre injustiçado e a vítima de todas as circunstâncias;
  • Possuir uma grande necessidade de chamar atenção;
  • Ter o hábito de prometer recompensas para conseguir algo ou então fazer algum tipo de ameaça.

Como lidar com a chantagem emocional no relacionamento?

Muitas vezes, de maneira inconsciente, a chantagem emocional se instala em um relacionamento por conta das duas partes envolvidas ( o chantagista e o chantageado). Como? Bom, relações baseadas nesses moldes causam uma dependência emocional.

E quem é manipulado também busca aceitação e sente que tem muita importância . Para lidar com este problema é preciso trabalhar a carência afetiva.

Além disso, é importante identificar os gatilhos que geram este comportamento e não ceder à chantagem. Aprender a dizer não é um passo importante para amenizar o problema.

Afinal, como ressignificar o que gera esse comportamento?

A Inteligência Emocional permite um entendimento maior dos gatilhos que geram esse padrão. Ela é o primeiro passo para conseguir manter e construir hábitos mais saudáveis na hora de se relacionar com o outro. Conheça o Método MD e aprenda a identificar e trabalhar melhor suas emoções! Liberte-se de padrões que te aprisionam e transforme seus relacionamentos!