O bloqueio emocional é uma barreira que criamos e que nos impede de perceber com clareza alguns aspectos (e oportunidades) da vida. Esses bloqueios têm a capacidade de dificultar nosso avanço para atingir nossos objetivos e metas de vida.

A insegurança, seja em qual for o âmbito, é uma das manifestações mais evidentes de um bloqueio. Imagine-se no trânsito, com pressa de chegar em um determinado lugar. De repente, você se vê engarrafado e sem possibilidade de avançar, mesmo que queira. Sabe aquela sensação de impotência diante de coisas que você não controla? Assim funciona um bloqueio emocional. Ele trava o fluxo da sua vida.

 

Você vai gostar de ler também:

Como vencer a insegurança em 5 passos? Confira!

 

Como surge um bloqueio emocional?

Desde que fomos concebidos e durante todo o nosso desenvolvimento intrauterino recebemos estímulos e criamos formas de respondê-los.

A partir dessas experiências e estímulos, são construídos padrões em nosso inconsciente de interação e comportamento. Até a primeira infância (que vai até os 7 anos) desenvolvemos programas emocionais que registram e interpretam cada emoção já sentida.

A maior parte das pessoas carregam algum tipo de bloqueio emocional. Nos casos mais comuns, são interpretações distorcidas de situações vividas na infância. Porém, estímulos negativos que não são tratados podem causar um bloqueio emocional mais sério.

Pessoas que já passaram por traumas como o abandono, a rejeição, maus tratos ou abusos possuem feridas inconscientes. Por outro lado, pessoas que foram superprotegidas tendem a não conseguir fazer nada por conta própria. Isso, invariavelmente, resulta na construção de padrões limitantes e bloqueios emocionais.

O que o bloqueio emocional pode causar?

Quando falamos de bloqueio emocional, estamos falando sobre um mecanismo de defesa quando o inconsciente oculta as memórias de dor e sofrimento com o objetivo de proteger o indivíduo.

O bloqueio emocional cria uma máscara que faz com que você se sinta seguro, mas pode estar escondendo certas questões que precisam ser acessadas, reconhecidas e ressignificadas.

Muitas pessoas sofrem com a dificuldade em se relacionar, consolidar uma carreira, emagrecer, ter estabilidade financeira ou manter relações saudáveis e equilibradas com pessoas próximas. São anos de luta contra problemas que parecem não ter solução e muitas vezes podem até se apresentar na forma de doenças.

Frequentemente, essas pessoas carreguem algum bloqueio emocional e acabam cometendo os mesmo erros durante a vida.

Os bloqueios emocionais, não importa em qual âmbito da vida eles estejam, afastam o indivíduo de suas reais intenções e metas para vida. Seja em um relacionamento, na vida profissional ou na relação consigo próprio, é preciso acabar com os bloqueios emocionais para se alcançar o sucesso.

5 passos para se curar de um bloqueio emocional

Compreensão

O primeiro e mais importante passo é admiti-lo! Ao compreender que existe um problema, já se torna mais fácil saber como agir daqui para frente. Para uma mudança real, é preciso entender quais são nossas feridas adquiridas ao longo da vida e que alimentam os padrões de comportamento que nos prejudicam.

Assumir a responsabilidade

É comum que o ser humano tentar sempre encontrar um bode expiratório para algum problema ou comportamento. Pode ser uma pessoa ou uma situação específica. É preciso barrar essa tendência e assumir a responsabilidade por nossa raiva ou infelicidade, e estar ciente de que todo desconforto é um produto das nossas próprias lesões emocionais.

Pare de terceirizar os seus problemas! Chame a responsabilidade para você. Parece algo simples, mas ao fazer isso você irá movimentar muita energia interna e perceberá mudanças quase que instantâneas. Experimente ser o protagonista da sua vida! É libertador.

Sinta cada emoção

Quando reconhecemos e assumimos a responsabilidade pelos padrões comportamentais que nos cercam, conseguimos entender com mais clareza quais as emoções causadas por cada um. Permita-se senti-las, para entender como elas funcionam.

Somos condicionados, desde a infância, a esconder as nossas emoções. Sabe aquela máxima: “ homem não chora”. Pois é, todos esses padrões culturais impostos podem cobrar um preço caríssimo lá na frente. Portanto, permita-se sentir. Não tem absolutamente nada de errado nisso.

Entenda a origem da emoção

Não só entender como funciona, é necessário entender de onde vem essa emoção que gera um padrão de comportamento. Investir em autoconhecimento para entender sua história de vida é o um passo fundamental para identificar os possíveis traumas que criaram suas feridas emocionais.

Esses bloqueios existem e estão enraizados em nosso inconsciente. Você tem duas alternativas: ignorá-los e continuar vivendo preso aos programas emocionais que te afastam de seus objetivos. Ou identificá-los, e reprogramá-los. Com isso, você permite atribuir um novo significado que não alimente padrões comportamentais destrutivos.

Se recupere

A única forma de realmente alcançar uma mudança profunda é ressignificar os padrões limitantes que bloqueiam sua vida. Bem como trabalhar seus traumas e bloqueios emocionais que te paralisam. Dessa forma, você passa a se permitir e convida o sucesso para fazer parte da sua vida.

Precisa de ajuda?

Muitas vezes, é necessário um suporte bem estruturado para acessar memórias dolorosas, identificar bloqueios emocionais e ressignificar padrões de comportamento que são tóxicos.

A boa notícia é: todas, absolutamente todas as pessoas, podem reprogramar crenças limitantes.

Caso você sinta que este momento chegou, conheça o Método MD Inteligência Emocional. Trata-se de um treinamento exclusivo, altamente vivencial e estimulante. Baseado em 5 pilares:

  • Confiança
  • Coragem
  • Comprometimento
  • Responsabilidade
  • Resultado

Em suma: esse programa é uma proposta de mudança. De transformação. No Método MD, é possível identificar e eliminar padrões emocionais inconscientes que estão, certamente, impedindo com que você viva de forma mais equilibrada. O objetivo do treinamento não transformar você em algo que não é. E sim, potencializar todas suas habilidades.

Seja quem você nasceu para ser definitivamente!

Para isso, é preciso entrar em contato com os seus bloqueios emocionais e dissolve-los! E nós iremos te ajudar nisso.