O ano começou e junto com ele vem a fatura do cartão com as comprinhas de Natal e os gastos extras das férias. Como se não bastasse, tem o licenciamento do carro, a matrícula dos filhos na escola, o material escolar… E a lista segue imensa. Janeiro tem a fama de ser o terror para as finanças! E todas essas despesas extras podem causar um estrago no orçamento.

Como equilibrar as contas em Janeiro?

A Inteligência Emocional pode ser aplicada não só para melhorar relacionamentos, elevar sua performance profissional ou ter mais qualidade de vida. Ela também funciona como uma importante aliada do seu bolso!

Afinal, quando você entende como funciona sua relação com o dinheiro e qual o modelo financeiro que está registrado no seu inconsciente, é possível ressignificar certos padrões. E, assim, conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

Um equívoco bastante comum é as pessoas associarem inteligência e liberdade financeira como algo restrito e destinado somente para pessoas ricas. Na verdade, é o oposto. Para ter uma estabilidade e prosperidade financeira, é fundamental aprender a reconhecer e lidar com as próprias emoções.

Como não se enrolar financeiramente no início do ano?

Elabore um orçamento

Uma planilha com seus gastos fixos, os extras e suas entradas é fundamental para ter controle e não se perder entre as contas de Janeiro.

Mude seus hábitos em relação ao dinheiro

É importante que seus hábitos sejam compatíveis com o que você ganha. Além disso, desenvolver uma atitude mais positiva com o dinheiro é fundamental para ter mais prosperidade.

Priorize seus objetivos

Quando se tem um propósito e um objetivo bem definido, fica mais fácil economizar e gastar seu dinheiro com mais consciência. Afinal, você passa a separar uma quantia para algo que seja realmente importante para você.

Necessidade x impulso

Uma das principais armadilhas para a vida financeira é sair comprando por impulso. Pode parecer uma quantia irrisória, porém, pequenos gastos constantes podem afetar o orçamento.

Reflita sempre antes de tomar qualquer decisão de compra. E ah, imporante: não compense tristezas, irritabilidade ou ansiedade gastando. Espere voltar ao seu estado normal para efetuar alguma compra.

Desenvolver sua Inteligência Emocional irá melhorar sua vida financeira de forma considerável. Quando você entende suas próprias emoções, você passa a lidar com seus recursos de forma mais assertiva e saudável.

Se você deseja dissolver crenças limitantes que impedem o seu sucesso em diferentes áreas da vida, conheça o Método MD – um treinamento responsável por transformar a vida de milhares de pessoas.