É muito provável que, em algum momento da sua vida, você tenha passado por alguma situação em que foi tomado por uma reação exagerada. Sabe aquela expressão “eu não sei o que deu em mim”. Pois bem, esses rompantes são chamados de sequestro emocional ou sequestro da amígdala.

O que é o sequestro emocional?

O sequestro emocional é um episódio que nos faz perder a racionalidade e, às vezes, até a própria lucidez. É quando a emoção toma conta de todos os pensamentos e corremos o risco de agir de forma agressiva e totalmente imprudente.

Ele acontece muito rapidamente (em frações de segundos) e, quando você percebe, já fez ou disse algo que não deveria ou que não gostaria.

Depois de um curto espaço de tempo, esse efeito perde força e o estado de lucidez vai sendo retomado.

Como funciona o sequestro emocional no organismo?

Nós temos uma estrutura cerebral que se chama amígdala, responsável pelas reações emocionais e por funções como: identificar riscos eminentes e garantir nossa autopreservação.

Acontece que essa estrutura cerebral é muito passível a erros, ainda mais na contemporaneidade, em que os perigos são muito mais simbólicos do que reais. Existem alguns gatilhos que podem gerar o sequestro emocional, são eles:

  • Injustiça
  • Agressão (física ou verbal)
  • Falta de respeito
  • Traição
  • Medo ou raiva

Como evitar um sequestro emocional

Preste atenção nos seus próprios gatilhos emocionais

O primeiro passo para evitar um sequestro emocional é desenvolver a autopercepção e observar quais são as reações emocionais que você costuma ter em situações em que as coisas saem do seu controle. Você costuma ficar triste ou sente raiva? Tem uma postura mais agressiva ou resiliente?

Quando você entende suas emoções, é possível iniciar um processo racional sobre elas. Afinal, o sequestro emocional dura segundos e, depois desse período, é possível avaliar a situação com outra perspectiva.

Perceba o que é desproporcional

Quando assumimos que certas respostas emocionais são desproporcionais ao que está acontecendo de fato, baixamos muito a possibilidade de ter um sequestro emocional. Para isso, porém, é preciso monitorar seus pensamentos e ter humildade para assumir certos exageros.

Tenha uma válvula de espace

Quando você perceber que está quase perdendo o controle, se afaste da situação por alguns instantes, mesmo que apenas em pensamento. Respirar fundo, lembrar de alguma situação que te traga lembranças agradáveis ou ouvir uma música são excelentes estratégias para se acalmar!

Invista em Inteligência Emocional

No Método MD você irá vivenciar uma intensa reflexão sobre o funcionamento do comportamento humano. Além disso, o treinamento irá trazer um conhecimento sobre programas emocionais que podem gerar comportamentos, sentimentos e pensamentos indesejados. Fora isso, você irá adquirir ferramentas para poder reprogramar esses padrões e gerar mudanças positivas em todas as esferas da sua vida.