O ano de 2020 tem sido desafiador em diversos aspectos. Uma crise sanitária em escala global, as incertezas econômicas, a mudança brusca na rotina e a necessidade de distanciamento social. A lista poderia seguir imensa…E, dentre tantas outras virtudes que precisamos acessar para atravessar essa fase, a paciência (certamente) tem sido a mais requisitada.

Afinal, como exercitar a paciência?

Invista em outra virtude: a disciplina!

Diante de um cenário como esse que estamos vivendo, é essencial buscar os nossos recursos internos para lidar com os novos desafios da melhor forma. Ter uma rotina bem estruturada é fundamental não só para se manter produtivo, como também para se manter equilibrado emocionalmente.

Essa situação está nos ensinando sobre algo que culturalmente temos uma certa dificuldade: disciplina. Neste momento não temos outra opção, temos que ter a disciplina de lavar as mãos com muita frequência, disciplina para não levar as mãos ao rosto, para higienizar todos os produtos que chegam da rua…etc…Temos que estar atentos o tempo inteiro, né? Não tem jeito.

A palavra disciplina, geralmente, vem carregada de significados negativos. Muitas pessoas “linkam”  disciplina com excesso de regras, chatisse e, claro, com sofrimento. Ou então como algo que nasce ou não nasce com a pessoa.

Sabe aquela coisa “ Ah eu não sou disciplinado, não adianta”?  Essa é uma das maiores mentiras que uma pessoa pode contar pra si mesma, especialmente neste momento em que estamos. Disciplina não é um dom ou uma dádiva…Disciplina é treino!

É algo que se desenvolve então está ao alcance de qualquer pessoa. Neste momento, disciplina é uma chave importantíssima para se sentir minimamente no controle, já que essa situação está fora do nosso controle. Então, manter uma rotina disciplinada ajuda muito a exercitar a paciência e também barrar a ansiedade.

Não exagere nas expectativas

Boa parte das pessoas se encontram mais sensíveis, irritadas ou estressadas diante de tantos desafios. É comum que a sensação de frustração dê as caras quando você lembra que já passamos da metade do ano e não deu para cumprir metade da lista de coisas que você gostaria de realizar.

É preciso entender que ficar remoendo o que não foi feito é desperdiçar energia. Não começou aquele projeto que estava prestes a ser lançado? Não está conseguindo se exercitar como gostaria ou focar em aprender outro idioma? Não sofra por isso! Em vez de remoer o que não pode ser feito, canalize essa “energia” represada para realizar o que está ao seu alcance neste momento.

Leia também:

Covid-19: como a pandemia tem afetado sua saúde emocional?

Tente ser mais gentil com você!

Todas as limitações que estamos enfrentando podem gerar diversas reações emocionais e uma delas é a tendência em ficar se culpando ou então olhar apenas para o espectro negativo das situações. Em vez disso, procure trabalhar seu autoconhecimento, olhar para questões internas e encontrar maneiras para ser mais gentil com você mesmo. Os desafios existem, isso é um fato! Mas, certamente, também existe um leque de possibilidades e coisas boas para serem comemoradas.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se a impaciência tomou conta da sua vida em 2020, conheça o programa de Inteligência Emocional 100% online neste link e seja avisado na próxima turma.