Se existe algo difícil de lidar é o remorso. Podemos arriscar e dizer que a culpa é um dos piores sentimentos negativos? Mais até que a raiva ou o ciúme? Talvez. Isso ocorre porque o remorso só pode existir quando o indivíduo admite que fez algo errado ou teve postura inadequada diante de alguma situação.

Porém, a boa notícia que temos para você, caro leitor, que anda se remoendo é: se você anda se sentindo culpado, significa que você ultrapassou a barreira da resistência e aceitou o próprio erro. Isso é praticamente meio caminho percorrido.

Quer saber como eliminar o remorso dos pensamentos? Então confira este artigo!

Existem pessoas que têm atitudes pouco louváveis com uma intenção clara. Porém, geralmente, isso acontece de uma forma não intencional. Em uma explosão de raiva no trânsito, em uma briga por um motivo pequeno com o parceiro ou em uma cena de ciúmes.

Quem nunca passou por aquela “ressaca” moral? Ninguém está imune. Todos nós iremos cometer erros hora ou outra e isso faz parte do aprendizado de qualquer pessoa. Cometer um erro é algo extremamente fácil. Basta uma pequena desatenção, acordar de mau humor ou estar passando por um dia estressante.

Porém, ficar remoendo a culpa pode afetar várias áreas da sua vida como a qualidade do seu sono, sua capacidade de concentração e até a produtividade.

Como eliminar o remorso e parar de se culpar tanto?

Culpa e remorso não são sinônimos!

Bom, o primeiro passo é esclarecer algo importante: o remorso é diferente da culpa! Confuso? Explicamos: o remorso é algo mais abrangente. A culpa identifica o responsável, já o remorso vem acompanhado de uma necessidade penitência.

Para barrar a tendência em se martirizar é preciso perceber que existe algo positivo no remorso. Esse sentimento indica que existiu um reflexão e uma certa consciência. Fora isso, também mostra o desejo de mudança e de não repetir a mesma coisa em outras situações.

Você não é perfeito, aceite!

Aprender a lidar com os próprios erros e entender as próprias imperfeições pode ser algo transformador! Ao aceitar o fato de que você não será unanimidade e é impossível agradar todo mundo o tempo todo, você abandona – quase que automaticamente -, a necessidade em ser aceito.

Leia também:

Como vencer a insegurança em 5 passos? Confira!

Cuide das suas emoções

Em alguns casos, é necessário ter um suporte emocional para lidar com o remorso e impedir que ele afete a vida de forma negativa. Para isso, é essencial entender melhor as próprias emoções e desenvolver a capacidade de empatia – que é saber se colocar no lugar do outro.

Quer se livrar de situações passadas que paralisam sua a vida? Com o Método MD é possível ressignificar experiências que foram dolorosas e iniciar um processo de aprendizado e autoconhecimento.

Com o treinamento, você irá acessar quais são os padrões inconscientes que são tóxicos para você e para os seus relacionamentos.