Todo fim de ano aquela mesma coisa: academias abarrotadas, as redes sociais inundadas com as hashtags #foco #força #fé e uma quantia significativa de pessoas preocupadíssimas com o tal projeto verão.

Você está entre essas pessoas?

De fato, se preocupar com a saúde física e querer cuidar da aparência é algo muito positivo. Fazer exercícios com regularidade e cuidar da alimentação são coisas indispensáveis para nos mantermos equilibrados. Tanto fisicamente, quanto emocionalmente.

Porém, se esse “projeto verão” significa dietas malucas, procedimentos invasivos ou duras sessões de autodepreciação em frente ao espelho: apenas pare! Existe uma pressão social sobre os corpos no verão? Sim, existe! Mas, e se esse projeto verão incluísse repensar a forma que você percebe o seu corpo?

Talvez, com essa reflexão, você passe a entender que o que precisa mudar não é o seu corpo, sua pele, a textura ou a cor do seu cabelo… Mas sim, a forma como você se vê.

Agora você pode estar pensando: “Ah, legal! Muito bonito esse discurso sobre se amar! Mas o que, de fato, eu posso fazer para estimular minha autoestima?”

Antevendo esse possível questionamento, o artigo de hoje busca propor algumas dicas práticas você pode começar AGORA mesmo! Vambora?

Um projeto verão emocionalmente saudável

Preste atenção nas pessoas que te rodeiam

Sabe aquele papo de que somos a média das cinco pessoas que mais convivemos? Pois então…Diariamente, somos influenciados pelo nosso entorno. Agora reflita: quais são os valores e pontos de vista das pessoas com quem você convive? Será que os valores delas estão alinhados com os seus reais valores? Até que ponto essas pessoas influenciam a sua percepção de si mesmo?

A dica é: se rodeie de pessoas que dão a mesma importância para aparência que você dá, ou então que você gostaria de dar! Pode ser que essa preocupação excessiva com o seu corpo nem faça parte, de fato, das suas prioridades. Entenda realmente o que é seu e o que é do outro.

Reflita: você tem medo do olhar do outro?

[ALERTA] Essa dica pode doer um pouquinho!

Geralmente, quando existe uma preocupação excessiva com possíveis julgamentos, é porque o nosso próprio olhar sobre o outro também pode estar carregado desses mesmos julgamentos.

Nem sempre é fácil admitir, mas é como um espelho! Responda sinceramente: você é aquela pessoa que costuma observar e criticar mentalmente a roupa, o jeito ou as escolhas de outras pessoas?

Quando você fica com medo demais do que as pessoas vão achar, às vezes é uma projeção do seu próprio olhar sobre o outro. A dica aqui é olhar com mais gentileza e generosidade para as pessoas ( e isso inclui você também, viu?).

Crie um laço afetivo com a sua própria imagem

Esteticamente e culturalmente, vivemos em um país plural e diverso. E isso é lindo! Portanto, procure olhar para pessoas que possuam características semelhantes com as suas. Dessa forma, você vai criando uma espécie de “banco de imagem positivo” e vai, pouco a pouco, reconhecendo características suas em pessoas que você admira.

Afinal, ainda estamos cercados por padrões muitos duros e até mesmo superficiais sobre o que é ser belo. Mas a boa notícia é que isso está mudando e as próximas gerações, possivelmente, vão criar um conceito muito mais plural de beleza com mais espaço para todos! Que tal fazer parte dessa transformação também?

Espelho, espelho meu: existe alguém mais exigente do que eu?

Isso nem é uma dica ou uma estratégia: é uma convocação! Quando você está em uma sessão de autodepreciação em frente ao espelho, quais são seus pensamentos? Você teria coragem de reproduzi-los para uma pessoa que você gosta muito? Exemplo: “Meu Deus, que horror! Você não pode ousar sair de casa com essas olheiras, tá ridículo!”. Não teria, né? Ou pelo menos não deveria ter. Se autoestima é sobre se amar, procure falar com você da mesma forma como você fala com as pessoas que mais ama.

Autoestima não está relacionada apenas com estética

Sim, a autoestima vai muito além da aparência. Ela diz sobre a percepção que você tem de você! E, para ampliar a sua percepção sobre si e, como consequência, a sua autoestima é preciso sair da superfície e se conhecer mais. Afinal, você não ama quem você não conhece, né?

Se você deseja iniciar um projeto verão de verdade, que com certeza vai valer para todas as estações do ano, conheça o Método MD – três dias de imersão altamente vivenciais, dinâmicos e estimulantes, que vão fazer com que você encontre todo seu potencial!