Ética é um conceito complexo e está presente nas mais diversas situações cotidianas. Ela é responsável por influenciar de maneira direta a forma como você toma decisões.

Aqui no Brasil, passamos por um longo período em que uma crise ética foi instalada e seus reflexos podem ser notados na política e na economia. Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, em 2018, apenas 29% dos brasileiros confiam no Poder Judiciário.

Saindo da esfera pública e pensando em uma ótica individual, está mais do que na hora de refletir sobre o conceito de ética e como ela pode interferir de forma direta na sua vida como um todo.

Afinal, o que é ética?

O termo é de origem grega e é relacionado à ideia de caráter. De acordo com a filosofia clássica, o conceito vai além dos hábitos individuais e a capacidade de seguir as regras sociais. Porém, não é algo tão simplório assim.

A ética é responsável por nortear o senso de dever das pessoas de acordo com o contexto em que estão inseridas.

Mas, o que você entende por ética?

Esse talvez seja o fator que torna essa área de estudo tão complexa e abrangente. Embora existam diversas convenções e normas sociais, o conceito de ética pode ser diferente para cada indivíduo. Existem muitas interpretações individuais de acordo com a história de vida e bagagens emocionais da cada pessoa.

A ética e a Inteligência Emocional

A sociedade vem passando por mudanças estruturais e complexas. O que, antigamente, era aceito com mais facilidade, hoje pode ser contestado e isso abre margem para importantes discussões e reflexões.

As pessoas estão cada vez mais atentas e procuram uma forma de se comportar que esteja em sintonia com seus próprios valores e convicções pessoais.

A inteligência Emocional funciona como uma poderosa ferramenta nesse sentido. Afinal, ela propõe o autoconhecimento como carro chefe para ter mais qualidade de vida, relacionamentos saudáveis e bem-estar.

Fora isso, ela também engloba conceitos como a empatia e uma forma mais assertiva para se comunicar.

Desenvolver sua Inteligência Emocional é o ponto de partida para se tornar um indivíduo mais ético e alinhado com o seu propósito de vida. Trata-se de uma competência fundamental para garantir uma evolução constante em várias esferas da vida.