Desafiador chega a ser um adjetivo simplista para o ano de 2020. Uma crise sanitária em escala global, as incertezas econômicas, a mudança brusca na rotina e a necessidade de distanciamento social…

Mas, quais os aprendizados que tivemos ao longo deste ano?

Esse ano funcionou como um ‘lente de aumento’ para diversas questões emocionais que poderiam estar ‘confortavelmente’ camufladas. Mas, em contrapartida, as pessoas entenderam que não dá mais para negligenciar os próprios recursos emocionais – ou a falta deles.

Qual é o legado de 2020?

Um dos grandes legados de 2020, é o entendimento de que a saúde emocional precisa estar entre as prioridades das pessoas. Trazendo isso para a esfera profissional, essa crise serviu para comprovar a importância de habilidades que, apesar de já apontadas há alguns anos como fundamentais para profissionais do futuro, ainda permaneciam em segundo plano. Mas, hoje, se tornaram essenciais, são elas:

  • Adaptabilidade
  • Criatividade
  • Disciplina
  • Senso de colaboração
  • Resolução de problemas complexos

Tudo isso se dá por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento das próprias competências emocionais. É claro que não devemos “romantizar” esse ano que foi repleto de despedidas e marcado pela tristeza, mas podemos entendê-lo em uma perspectiva mais ampla.

Toda crise pode gerar diversas reflexões e a partir delas podemos criar novas possibilidades. Falando sobre um ponto de vista mais macro, nós estamos assistindo modificações estruturais, que levariam décadas para acontecerem de forma natural, foram implementadas ‘na marra’ em 2020.

As prioridades de boa parte das pessoas mudaram. O consumo de alguns segmentos perdeu espaço e as pessoas estão valorizando mais outros aspectos, como a própria casa. O trabalho remoto – que antes era visto como tendência -, se tornou algo tangível e acabou aproximando casais, pais e filhos e a família de uma forma geral.

Além disso, é interessante notar que o tempo que é economizado com a locomoção pode ser empregado em outras atividades como exercícios físicos, práticas meditativas, cursos online como também em revisões emocionais.

O valor do momento presente

Outro ponto que vale ser destacado são os novos contornos que coisas corriqueiras e simples do dia a dia acabaram ganhando.

Momentos que antes poderiam passar despercebidos como um encontro com amigos ou um almoço de domingo em família, por exemplo, ganharam uma nova importância…Isso nos faz dar mais valor ao momento presente e aproveitá-lo com entrega mesmo, vivê-lo em sua totalidade. Por mais simples que ele possa parecer em um primeiro momento.

Se você deseja ter mais consciência emocional em 2021 conheça o Método MD e entenda como um final de semana pode mudar tudo!