A campanha Janeiro Branco, que existe desde 2015, foi criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão e tem um objetivo simples, porém desafiador: incentivar as pessoas à uma reflexão sobre a vida.

De uns anos para cá, podemos perceber um interesse cada vez maior em temas como desenvolvimento, bem-estar, relacionamentos positivos e a própria felicidade em si. E não poderia ser diferente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6% da população brasileira está deprimida. Além disso, o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo.

Saiba mais neste artigo para a Revista Veja SP

As decisões que tomamos moldam imediatamente nosso destino

Dados como esses reforçam a importância de uma campanha como essa para conscientizar e levar informação sobre a necessidade de olhar para as nossas emoções, cuidar da nossa psique e entender que bem-estar emocional é fundamental para equilibrar a vida em todas as esferas.

O mês de janeiro é estratégico para uma campanha com esta. Afinal, trata-se de um momento sensível do ano. É quando as pessoas estão mais motivadas para cuidar de si em diversos aspectos. Seja para “dar um gás” na carreira, cuidar mais do corpo e da alimentação ou melhorar a vida social. Porém, estar saudável emocionalmente é uma condição fundamental para realizar qualquer uma dessas coisas.

Janeiro Branco e a Psicologia Positiva

Ainda de acordo com a OMS, ter uma saúde mental satisfatória vai muito além da ausência de doenças ou transtornos. Na realidade, ela depende do bem-estar físico e social das pessoas. Nesse sentido, podemos traçar um paralelo como a teoria de Martin Seligman – considerado o pai da Psicologia Positiva.

Para Seligman, a Psicologia Clássica não foca esforços em fatores positivos da personalidade, ela busca curar e amenizar distúrbios mentais e comportamentais. Por isso, a Psicologia Positiva surge com um novo ponto focal: o da felicidade e tem como premissa a capacidade de manter estados emocionais positivos em diversas situações. Sabe aquele velho e bom clichê: é melhor prevenir do que remediar?

E você, como anda cuidando da sua saúde emocional?

Praticar um esporte, fazer terapia, meditação, crochê…Não importa o que te atraí. O importante é sempre procurar buscar meios para cuidar da saúde mental e emocional.

Por meio do Janeiro Branco, nós, do Centro de Inteligência Emocional Douglas Maluf, queremos reforçar essa mensagem tão importante em qualquer tempo, e ainda mais fundamental nos dias de hoje.

Acreditamos que saúde emocional é a base da pirâmide da vida de qualquer um. É a estrutura que sustenta o prédio inteiro. Se você, caro leitor, quer começar a cuidar das suas emoções em 2020, conheça o Método MD – certamente será um divisor de águas em sua vida, assim como foi na vida de milhares de pessoas.