O mês de dezembro costuma propor uma espécie de balanço anual, né? Junto com ele, vem a lista de metas para o próximo ano. E, entre essas metas, existe algo fundamental que precisa de atenção – ainda mais nessa era super conectada em que vivemos: sua marca pessoal.

Todos nós possuímos uma marca pessoal e, mesmo que muitas pessoas não estejam atentas a isso, ela existe! Ainda mais se considerarmos que nos comunicamos o tempo todo. Até mesmo quando não falamos nada.

Dito isso, vamos propor aqui um exercício de reflexão: quando você pensa em uma marca que você gosta e consome sempre, seja de qualquer nicho…Quais as reações, sentimentos ou pensamentos que vem à sua mente?

Agora faça exatamente o oposto: pense em uma experiência de compra com alguma empresa que tenha te deixado decepcionado por algum motivo qualquer… O que você sente em relação a essa marca? Sabe o que essas duas experiências (a boa e a ruim) têm em comum? EMOÇÕES!

Essa resposta emocional que é gerada por uma marca, uma empresa, um produto ou uma pessoa, é denominado como branding.

4 motivos para incluir a construção da sua marca pessoal na sua lista de metas para o próximo ano

  1. Você vai descobrir o que o torna único;
  2.  Vai entender e poder desenhar qual será o seu posicionamento;
  3.  Poderá comunicar melhor quais são os seus valores;
  4. Terá mais relevância e influência entre seus pares.

Essa relevância pode ser para os seus colegas de trabalho ou para uma escala muito maior. Não importa. O que importa é ser você mesmo e, a partir disso, criar relacionamentos consistentes. Quando você compra algo, e isso não está necessariamente relacionado ao dinheiro, tá? Pode ser comprar uma ideia ou uma bandeira… Enfim… Quando você se apropria de alguma coisa, você faz isso porque aposta naquilo de alguma forma…Você confia, certo?

É sobre isso que este artigo fala: conhecer, identificar e confiar.

Qualquer relacionamento é baseado em uma relação de confiança e em conexões. E é justamente isso que o branding pessoal propõe.

Mas, como construir sua marca pessoal?

Autenticidade

Podemos definir autêntico como algo genuíno. E esse é o primeiro passo para a construção de uma marca pessoal robusta e duradoura. Mas, construir não é inventar um personagem. Sua marca pessoal precisa refletir seus valores, suas crenças, suas paixões e reais habilidades. Respeitando sempre a sua essência.

É claro que sempre temos que tentar melhorar os pontos que são mais desafiadores. Porém, quando você está em um processo de autoconhecimento, você passa a alinhar sua personalidade com a forma como se comunica.

Audiência

Esse tópico aqui pode doer um pouco: você não vai agradar a todos e nem será uma unanimidade…Quanto mais rapidamente você entender e aceitar isso, mais assertiva será a construção da sua marca pessoal.

Para atrair boas parcerias, trabalhos e oportunidades, você vai ter que dizer alguns “nãos” por aí. Dizer não para tudo que não está alinhado de fato com seus propósitos, valores e objetivos.

Oferta

Nesta etapa, é preciso entender o que você pode oferecer (seus talentos) e conectá-los às necessidades do mercado em geral, das pessoas das quais você convive, dos parceiros, clientes e por aí vai…Quando você constrói uma marca pessoal forte, não haverá outra pessoa no mundo que seja exatamente como você.

Quais os valores que você pode oferecer para as pessoa com quem você mais convive? O que torna você único? Todos esses elementos  e questionamentos são fundamentais na hora de construir sua marca pessoal.

Autoconhecimento

Como você deseja ser reconhecido? E como você anda compartilhando seu conhecimento, o seu valor? Essas reflexões são fundamentais para que você possa gerir a sua marca pessoal e, assim, ser o autor da sua própria história…Se você deseja iniciar essa trajetória com mais consciência emocional, conheça o Método MD – um treinamento dinâmico e altamente vivencial que já transformou a vida de milhares de pessoas.