É muito difícil encontrar um ser humano que nunca sentiu uma pontinha de inveja pelo menos uma vez na vida!

Quando a autoestima não anda lá essas coisas, é comum acabar desenvolvendo a crença que a vida do outro é sempre melhor, mais fácil e mais interessante.

Ainda mais agora, nos tempos que as redes sociais funcionam como uma vitrine que mostra sempre as melhores situações cotidianas.

Mas, gostaríamos de propor uma reflexão: essa não é uma comparação um pouco injusta? Realmente, fica difícil comparar aquele miojo feito na pressa depois de um dia intenso de trabalho, com uma foto de um prato super conceitual de um restaurante da moda…

Um estudo feito pela Royal Society for Public Health, aponta que pessoas que passam mais de duas horas ao dia conectadas nas redes sociais apresentam maiores níveis de ansiedade, baixa autoestima e depressão.

O fato é que as pessoas estão se habituando em fazer comparações com uma percepção de algo que não é, de fato, realidade.

Afinal, só os melhores momentos vão parar no Instagram! É preciso ter cuidado para não desencadear comportamentos tóxicos, como a inveja, por exemplo!

 

Inveja: como barrar esse sentimento?

Assuma e acolha !

Não existe nenhum problema em sentir inveja vez ou outra! Afinal, somos humanos e a comparação faz parte da nossa existência. Por isso, acolha e assuma esse sentimento.

Porém, logo em seguida, é importante entender qual a raiz que sustenta essa emoção. Quando percebemos onde nasce esse incomodo e insatisfação, fica mais fácil encontrar meios para barrar essa tendência.

Pegue leve com você!

Procure não ser injusto com você mesmo e trate de lembrar das suas próprias conquistas, habilidades e características positivas. Invista em autoconhecimento! Assim, você não perderá mais tempo com comparações que não agregam em nada. Ao contrário: só servem para minar sua autoestima.

Use a Inteligência Emocional como aliada!

Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, você abre espaço para criar as competências necessárias que, certamente, vão te ajudar a barrar comportamentos tóxicos que te limitam e te fazem sofrer. Conheça o Método MD e entenda como dissolver emoções tóxicas e crenças limitantes.