A insônia é um distúrbio do sono, que pode ser ocasional ou contínuo. Sua principal característica é a dificuldade em adormecer. Ou então ter um sono tranquilo. A insônia pode comprometer vários aspectos: vida pessoal, profissional, e as saúdes física e emocional. Consequentemente, acaba prejudicando a qualidade de vida como um todo.

Pessoas que sofrem com esse problema geralmente já começam o dia se sentindo cansadas, têm problemas de humor, falta de energia, irritabilidade e dificuldade de concentração. É claro que este transtorno prejudica o desempenho no trabalho ou nos estudos.

Apesar de ser uma dissonia (categoria usada pela Organização Mundial da Saúde para se referir a distúrbios do sono) pode ocorrer de forma independente, na maioria dos casos é consequência de algum outro problema.

Quais as principais causas da insônia?

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Desequilíbrio emocional
  • Distúrbios psiquiátricos
  • Doenças específicas como refluxo gastresofágico, insuficiência cardíaca, distúrbios na tireoide
  • Estresse
  • Consumo exagerado de café
  • Uso de álcool e drogas
  • Tabagismo
  • Consumo de medicamentos
  • Ter uma rotina intensa de trabalho
  • Preocupação excessiva relacionada a assuntos específicos e esporádicos;
  • Rotina irregular e alterações no relógio biológico.

Como as nossas emoções afetam o nosso sono?

Não só a insônia, mas muitos transtornos e doenças são desencadeados por conta de dificuldades emocionais. Essa é uma maneira que o nosso organismo encontra para sinalizar alguns desajustes e um certo desequilíbrio.

Um exemplo prático é que muitas gestantes sofrem com a insônia, seja por ansiedade da chegada do bebê, desconfortos físicos relacionados com a gestação ou até mesmo por conta do desequilíbrio hormonal. Assim, é preciso controlar e balancear as emoções para evitar que a insônia bata a sua porta.

Além disso, sofrer com a insônia prejudicar o cérebro, principalmente em partes relacionadas à emoção e à consciência. Segundo um estudo publicado pelo periódico científico Radiology, essa pode ser a explicação do porque as pessoas se sentem mais depressivas após uma noite mal dormida.

Existe um tratamento específico para insônia ?

O melhor tratamento para a insônia consiste na melhoria dos hábito e na identificação de possíveis causas implícitas.

Alguns médicos também recomendam o uso de pílulas para dormir, mas os efeitos colaterais devem ser monitorados. Apesar disso, é possível evitar a insônia com as dicas a seguir.

5 dicas para evitar a insônia

Técnicas de relaxamento

É possível utilizar as técnicas de relaxamento para diminuir a ansiedade como uma forma de tratar e amenizar a insônia, já que essas são muito eficientes para minimizar os pensamentos que atrapalham na hora de dormir.

Para isso, você pode escutar músicas relaxantes, fazer relaxamentos induzidos ou até exercícios musculares progressivos para ajudar a esvaziar a mente.

Cuide do ambiente

Utilize seu quarto apenas para dormir: evite ir para a cama com a televisão ligada, luzes acesas ou barulhos externos. Desconectar-se de qualquer tipo de agitação é fundamental para fazer seu organismo entender que este é o momento de relaxar para uma boa noite de sono.

Crie uma rotina

Cuidar do seu ciclo do sono é um passo importante para evitar a insônia. Procure estabelecer horários definidos para dormir e acordar; isso pode te auxiliar no condicionamento do corpo e da mente.

Elimine os maus hábitos

Evite fazer refeições pesadas durante a noite, opte por comidas mais leves durante no jantar.  Além disso, evite o consumo de bebidas alcoólicas, cafeína e nicotina.

Cuide das suas emoções

Suas emoções são o ponto de partida para diversas doenças e transtornos, inclusive a insônia. Invista em autoconhecimento, e aprenda a identificar e lidar com suas emoções: essa é uma forma de evitar estresses, minimizar preocupações reduzir as tensões, e, consequentemente, de ter noites de sono mais tranquilas e de qualidade.