Gabriel Medina é um atleta de ponta. Começou a surfar aos nove anos e, aos 11, venceu seu primeiro campeonato a nível nacional. Mais tarde, em dezembro de 2014, foi o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe. Hoje, o jovem surfista de 28 anos, natural de Maresias, é tricampeão mundial.

Recentemente, Medina surpreendeu ao usar as redes sociais para anunciar que não vai competir nas duas primeiras etapas da WSL para cuidar da saúde mental e emocional.

Na publicação, o surfista conta que  viveu uma montanha russa de emoções em 2021 dentro e fora da água e que, ao final da temporada, estava completamente esgotado: “cheguei ao meu limite”, disse Medina.

Além disso, o atleta fala que foi  desafiador reconhecer e admitir para si mesmo que não está bem. Mas ele termina a mensagem com um recado muito importante para quem o acompanha: a saúde mental é muito importante. Preciso estar 100% mentalmente para voltar a competir. Voltarei mais forte”

Leia também:

As 3 lições sobre Inteligência Emocional de Simone Biles

 

A importância da Inteligência emocional para atletas de alta performance

A inteligência emocional é a base – o alicerce – para qualquer profissão ou projeto que se escolha entrar. Mas, para um atleta de ponta e que tem uma projeção mundial ainda tão jovem, ter essa consciência emocional é absolutamente indispensável para lidar com as sobrecargas mentais e emocionais.

Diante de cenários tão competitivos como do esporte, normalizar a pausa e comunicar isso para o público é, além de uma atitude muito corajosa, uma forma de divulgar a importância do cuidado com a saúde emocional. Em especial para homens jovens, que é a faixa etária de Medina.

Sabemos que os desafios emocionais ainda são temas sensíveis para muitos homens. Em muitos casos, eles sequer conseguem admitir para si mesmo que estão com um problema, que dirá procurar ajuda especializada. Nós, do Instituto Douglas Maluf, acreditamos que maturidade emocional é algo que precisa ser trabalhado dia a dia, ano após ano. E, quanto mais falarmos sobre isso, melhor!

Normalizar esse diálogo é fundamental para construir carreiras mais promissoras, relacionamentos mais saudáveis, indivíduos mais conscientes e uma sociedade mais funcional. Se você deseja trilhar esse caminho, conheça o Método MD – um treinamento que já transformou a vida de milhares de pessoas!