É inegável a influência do cinema na elaboração e reflexão sobre os nossos papéis na vida real. Considerada a sétima arte, muitas são as mensagens que apreendemos a partir das histórias, sejam elas tristes, alegres, em todos os campos sociais. Alguma lição quase sempre tiramos delas.

Neste artigo, separamos algumas opções de filmes que poderão fazê-lo refletir e que poderão dilatar alguns aspectos da sua inteligência emocional.

Filmes que vão aumentar sua Inteligência Emocional

A vida é bela

Vencedor de três Oscar em 1997, o filme A vida é Bela, de Roberto Benigni, se passa na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A saga conta a história de Guido, um judeu italiano enviado a um campo de concentração na Alemanha nazista.

Entre a comédia e o drama, A vida é Bela, apresenta uma saída inteligente e de muito bom humor encontrada por Guido. Ele passa driblar os horrores do Holocausto e transforma a situação em um longo jogo! Assim, seu filho passa a encarar tudo como uma grande aventura em que ambos sairiam vitoriosos.

Um dos mais belos, divertidos e comoventes sucessos do cinema, A Vida é Bela é um exemplo de superação, ao usar como exemplo uma das mais perversas violências já vistas na história da humanidade.

Na natureza Selvagem

Prepare-se para chorar litros com este drama. Baseado em uma história real, escrito e dirigido por Sean Penn e lançado em 2007, conta a saga de Christopher McCandless que, aos 22 anos, decide abandonar a sua confortável vida e, após formado na universidade, sai em busca de uma nova realidade.

O filme promove uma reflexão a fim de encontrar uma resposta para aquilo que Chris queria encontrar. Quando, finalmente, percebe que o seu lugar no mundo não era tão ruim, já não mais havia caminho de volta.

O spoiler da mensagem deixada por este drama é que “a felicidade só existe quando ela pode ser compartilhada”. Apesar de denso, Natureza Selvagem servirá de reflexão para muitas de nossas aflições.

Erin Brockovich

Outro filme bibliográfico, do início da década de 2000, interpretado por Julia Roberts, conta a perseverante atuação profissional de Erin que mudará a sua vida completamente.

Garçonete e mãe solteira de 3 filhos, desempregada é contratada por seu advogado e após muita determinação e vontade de crescer, encontra um processo parado que tratava de uma contaminação da água de uma pequena cidade americana e responsável pela morte de muitos habitantes.

Ao investigar o caso, ganha a confiança dos envolvidos e os convence a entrar com uma ação milionária contra a empresa. O filme promove a reflexão sobre a necessidade de construir laços de afinidade e a importância da empatia para as relações.