Habilidades relacionadas aos aspectos de personalidade têm ganhado cada vez mais força e importância no mercado de trabalho. E a capacidade de empatia tem um espaço de destaque quando se trata de competências emocionais. Talvez o mesmo que um QI elevado ou conhecimento técnico.

Habilidades interpessoais são cada vez mais bem vistas e a empatia é a “menina dos olhos” dentro deste cenário.

A empatia é definida como a habilidade de nos colocarmos no lugar do outro e entender e compartilhar os seus sentimentos. É considerada a forma não-verbal de compreensão, e, por meio dela, é possível nos conectarmos de uma maneira mais genuína.

Você já deve ter reparado que certas pessoas conseguem se comunicar com muita facilidade. Suas argumentações parecem ter sido feitas especialmente para os seus destinatários, além da capacidade de captarem a atenção de todos de imediato, e, invariavelmente, ter apoio unânime de quem os ouve.

A empatia é uma ferramenta muito importante em todos os aspectos da nossa vida, e se torna ainda mais importante quando pretendemos alcançar resultados profissionais. Isso porque as empresas vêm procurando cada vez mais profissionais no mercado de trabalho que possuam competências comportamentais.

Um profissional empático tem mais discernimento para lidar com as situações do trabalho, como negociações com clientes, conduções de reuniões, apresentações para os gestores,  delegar responsabilidades e motivar os funcionários considerando suas características, ideais e sentimentos.

Como a empatia pode se tornar uma aliada para o crescimento profissional?

Gerenciamento da força de trabalho

A eficiência de uma equipe de trabalho se deve também ao nível de conhecimento a respeito dos funcionários. Entender com quem você está lidando contribui para definir o melhor caminho para o crescimento profissional de cada um.

A empatia contribui para que os colaboradores consigam avaliar os profissionais entendendo suas dificuldades ou facilidades, contribuindo para que cada um trabalhe com aquilo que possui maior aptidão, motivação e maturidade.

Eficiência no treinamento

Um líder empático consegue ensinar e ajudar seus funcionários com maior dedicação. Isso porque a empatia o permite a entender as dificuldades de cada colaborador, e assim ajudá-lo no processo tirando dúvidas, dando dicas e se fazendo presente para com a equipe.

Maior motivação

A habilidade empática ajuda a lidar de maneira prática com conflitos e a entender as necessidades dos membros da equipe, contribuindo assim para a criação de um laço de confiança entre os funcionários. Isso contribui para que haja uma maior motivação por parte dos colaboradores, por se sentirem importantes e amparados.

Facilita negociações

Conseguir se colocar no lugar do outro favorece também as negociações. Por meio da empatia é possível entender quais são as maiores motivações do outro, e assim identificar com clareza o que se espera da negociação. Dessa maneira, se torna mais fácil oferecer uma solução ou proposta para a outra parte.

Melhores resultados

Um serviço de qualidade é uma das maiores preocupações de um cliente que procura uma empresa. Para alcançar bons resultados e reter um maior número de clientes, demonstrar empatia é imprescindível.
O cliente que identifica e reconhece esse tipo de movimento, com certeza tem mais chances em continuar usando seus serviços.
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