Está aberta oficialmente a temporada das dietas e do famoso projeto detox que tem início quando as festas de fim de ano acabam. Afinal, é muito comum ganhar alguns quilos extras depois das festas de confraternização, natal e ano novo.

Deu aquela exagerada? Entrou em 2019 com aquela sensação de culpa e peso na consciência? Calma! Se emagrecer está na sua lista para 2019, este artigo vai te ajudar com algumas dicas de Inteligência Emocional e você poderá tirar o plano de entrar em forma da gaveta!

Quais são as etapas para o emagrecimento emocional?

Questione-se

O primeiro passo é responder algumas perguntas:

  • O que faz você querer emagrecer?
  • Quais os ganhos que você terá quando eliminar alguns quilos?
  • O que você precisará abrir mão durante o processo?
  • Como você irá organizar sua rotina?

Ao responder essas perguntas, além de conseguir visualizar todas as etapas do seu processo de emagrecimento, você também pode definir o seu real propósito.

Coloque as respostas no papel e assuma esse processo como um projeto pessoal. Dessa forma, todas as desculpas e a auto sabotagem perdem força.

Fique de olho na ansiedade

Ao iniciar o processo de emagrecimento emocional é preciso entender que a ansiedade pode ser uma das principais vilãs. Afinal, os resultados não vão aparecer de um dia para o outro. É um processo. Por esse motivo, é fundamental ter persistência para não perder a motivação.

Seja realista

Não adianta prometer que vai começar a correr durante uma hora e meia por dia e comer dois ovos cozidos no almoço e no jantar. Além de pouco saudável, não é um plano que irá se sustentar por muito tempo. Vá introduzindo atividades físicas aos poucos e evite radicalizar na alimentação.

O segredo é curtir o processo de emagrecimento e sensação de bem-estar que uma rotina mais saudável pode trazer.

Culpa engorda!

Se você sentir vontade de comer algo que está fora do seu cronograma alimentar, coma. Porém, saiba fazer as compensações necessárias para que isso não interfira no seu processo. Basta aumentar o tempo de atividade física, ou compensar e eliminar determinado alimento na refeição seguinte.

Ficar se privando pode ter o efeito contrário e fazer com que você desista.

Preste atenção nas emoções

A maioria das pessoas não conseguem emagrecer por falta de conhecimento emocional. Descontar situações estressantes em um prato de macarronada, usar a comida como recompensa ou então comer para se sentir emocionalmente satisfeito são os principais indícios que a falta de consciência emocional é a principal barreira para a perda de peso.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A fome emocional é uma forma que o corpo encontra para extravasar certos desequilíbrios. Assim, o indivíduo coloca a comida como principal válvula de escape, que supre um vazio.

Nesta hora, a Inteligência Emocional pode ser a aliada que faltava para que você perca peso de forma saudável e definitiva. Afinal, ao identificar as armadilhas que sempre te boicotaram, é possível criar uma consciência maior sobre seus gatilhos internos e como funciona sua relação com a comida.

Por fim, você quer conquistar uma vida mais saudável em 2019 e, de quebra, melhorar sua autoestima? Com o Método MD – um treinamento dinâmico e atual, você irá identificar todos os padrões que o impedem em alcançar e manter seu peso ideal.