Ser líder não é uma tarefa simples. O cargo exige diversas competências e, além de motivar, monitorar e orientar a equipe, quem ocupa essa cadeira precisa entender sobre a arte de administrar conflitos. Afinal, vez ou outra, eles vão aparecer.

Entre tantos processos e demandas, às vezes rola um estresse ou algum tipo de competição. Quando isso não é administrado da maneira correta, pode evoluir para uma discussão mais acalorada e isso certamente irá impactar o entrosamento e os resultados do seu time.

Porém, não há motivos para pânico! Antes de mais nada, precisamos esclarecer uma coisa: falta de conflito não significa, necessariamente, algo positivo. A divergência é algo extremamente benéfico e inerente aos seres humanos.

Mas, atenção: conflito não é sinônimo de brigas. Oposições funcionam como verdadeiras fontes de ideias arrojadas e costumam ser o ponto de partida para solução de problemas. É uma troca. Um intercâmbio entre experiências e saberes diferentes.

Por outro lado, os desentendimentos aparecem quando existem ruídos na comunicação e uma falta de habilidade em ponderar ideias diferentes.

Afinal, como administrar conflitos?

A meta precisa ser o meio termo!

Um conflito, para ser administrado de maneira inteligente, precisa sempre buscar um acordo. Sabe aquele caminho do meio? Pois bem…É isso. Mas como conseguir essa verdadeira façanha? Com o bom e velho diálogo. Para isso, é preciso ter em mente que, para encontrar um acordo, ambas as partes vão precisar ceder em alguns pontos. Entrar em acordo significa encontrar um posicionamento que atende as diferentes ideias da equipe de forma coesa e funcional.

Busque uma vista panorâmica da situação

Aqui entra a tal da empatia: é importante se colocar no lugar de cada indivíduo que compõe a sua equipe e, assim, entender a questão em diferentes ângulos. Cada profissional possui seus próprios valores e posicionamentos. Para que o líder desenvolva uma visão neutra e ampla, é fundamental entender o perfil emocional de cada colaborador.

Inteligência Emocional: uma competência chave para um líder

Uma formação acadêmica robusta e impecável e um currículo recheado de projetos incríveis realmente impressiona. Porém, no dia a dia, o que faz a diferença na prática é a forma como o líder lida com os aspectos emocionais que compõem o ambiente corporativo.

Para isso, é importante desenvolver as suas competências emocionais e assim criar as ferramentas necessárias para reconhecer as competências específicas de cada colaborador, amenizar a competitividade dos colegas e entender como motivar cada peça da equipe.

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