Disciplina é treino! Sim, assim como a maioria das coisas na vida, ter mais disciplina no dia a dia é algo que se aprende e se aprimora. Não se trata de um dom divino ou de uma característica que nasce com você.

Diante dos diversos estímulos que temos disponíveis, a disciplina funciona como um importante recurso interno para conquistar uma rotina mais funcional, produtiva e que respeite as pausas e os horários de descanso, fundamentais quando pensamos em uma vida equilibrada.

A dificuldade cultural que ronda a disciplina

O termo disciplina é, quase que imediatamente, linkado como algo cheio de regras, burocrático e chato. Mas, como foi dito anteriormente neste artigo, disciplina é treino! Logo, quanto mais essa habilidade é praticada, mais fácil e agradável ela vai ficando. Em linhas gerais, existem três pilares para ter uma rotina disciplinada e vamos falar deles a seguir

Os três pilares da disciplina

Automatização de tarefas

A repetição de pequenos rituais diários, como arrumar a cama, ler 5 páginas de um livro ou se propor a fazer 30 minutos de atividade física pela manhã, são bons exemplos de tarefas que podem ser automatizadas na rotina. A repetição é poderosa, é um gatilho para incluir na rotina hábitos mais saudáveis.

No início pode ser bastante desafiador. Porém, com o passar dos dias, esse desafio é substituído pela sensação de eficácia e dever cumprido que acaba agindo como mais um motivador.

Leia também:
Fluência emocional: um excelente investimento para o desenvolvimento pessoal

Momento presente

Estar inteiro na hora em que você executa as tarefas das quais você se propôs a fazer é uma importante estratégia. Isso garante que você aproveite de forma integral e desenvolva sua atenção plena em cada ação do seu dia. Isso colabora para que suas entregas sejam mais assertivas e ainda combate a ansiedade!

A arte de fazer escolhas

Sim! Fazer escolhas é uma arte. Afinal, são elas que desenham a nossa rotina e a nossa vida. As escolhas que você faz hoje, vão ter um impacto gigantesco no seu futuro ( não só a curto prazo).

São as nossas pequenas escolhas diárias que nos moldam. Então, nesse sentido, é preciso muita coerência entre o que se quer e o que se faz.

Se você deseja fazer escolhas mais saudáveis e desenvolver seu senso de disciplina, conheça o Método MD – um treinamento vivencial e dinâmico, que já transformou a vida de milhares de pessoas!