Para a economia, o dia dos namorados representa uma das melhores datas para o varejo. Para os casais, é uma boa pedida para um jantar especial, troca de presentes e estreitar laços. Mas, para os solteiros, o dia dos namorados pode ser sinônimo de tristeza. Quer entender como lidar com isso da melhor forma possível? Confira este artigo!

Desde de muito cedo aprendemos um modelo de vida, uma receita clássica, que é considerada a mais adequada pela sociedade. Geralmente, essa fórmula contém os seguintes ingredientes: namorar, casar e ter filhos.

Não podemos deixar de citar que essa realidade vem mudando com o passar dos anos e é cada vez mais comum o surgimento de novos moldes familiares e de relacionamentos. Porém, o dia dos namorados ainda pode causar sofrimento por conta do imaginário romântico que envolve a data.

Como evitar o sofrimento no dia dos namorados?

O primeiro passo para evitar que a data cause incômodo é não se deixar levar pelas comparações. Sabe aquele sentimento de inadequação por estar solteiro? Ele até pode ser compreensível, mas é importante que seja questionado. Os apelos da mídia e das redes sociais são intensos, mas, nem por isso é preciso se martirizar.

Estar solteiro não significa, necessariamente, estar em um estado de solidão. Entenda como um momento de vida e não como uma condição permanente. Outro ponto importante é perceber que é possível ser feliz mesmo estando solteiro. Para que isso aconteça, porém, é preciso saber aproveitar a própria companhia.

Não coloque a responsabilidade da sua felicidade em um relacionamento afetivo

O famoso clichê “é preciso ser feliz sozinho, para depois ser feliz com outra pessoa” é totalmente verdadeiro. Para embarcar em uma relação positiva e funcional, é preciso investir em autoconhecimento e trabalhar a autoestima.

Reflita quantas coisas você pode fazer sozinho: estudar, viajar, ampliar seu círculo social, se aprimorar profissionalmente, cuidar melhor do seu corpo e da sua saúde…Procure encarar essa condição com uma perspectiva mais positiva.

Momentos de solidão são perfeitamente saudáveis

Quantas pessoas que tem medo de ficarem sozinhas e emendam um relacionamento no outro você conhece? É bastante provável que isso ocorra por conta de uma tentativa de fuga ou então por uma necessidade de preencher vazios emocionais.

Dedicar um tempo para ficar apenas com a própria companhia é fundamental para criar laços mais duradouros e saudáveis durante a vida. Aproveite essa fase para focar em outras esferas da sua vida e trabalhar questões internas.

Se você deseja investir no seu desenvolvimento pessoal e ampliar suas competências emocionais, conheça o Método MD e transforme a sua vida e seus relacionamentos.