A ansiedade é como uma catarse de sentimentos. É o medo do que está por vir. Sentimentos que chegam como uma avalanche de sensações que vão desde a incerteza ao receio da incapacidade de enfrentar algum problema.

O alerta constante. Esse frio na barriga se manifesta diante das mais variadas situações. Que paralisa. Pode ser durante uma entrevista de emprego, às vésperas de uma viagem ou de uma cirurgia. A ansiedade tem cinco variáveis divididas em:

Transtorno do pânico

Em uma crise de pânico, a sensação é como se estivesse em um estado iminente de morte ou de que algo muito ruim está para acontecer. Taquicardia, suor excessivo, perda de consciência e sensação de estresse. Este é um tipo de ansiedade em que é possível ter a capacidade de pensamento prejudicada.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

É um distúrbio que gera preocupação excessiva e constante e causa um grande sofrimento. É um estado emocional latente e persistente que traz apreensão e provoca irritabilidade, dificuldade para dormir, cansaço e prejudica a concentração.

Fobia social

Se sente muito desconfortável ao falar em público? Pois esse tipo de ansiedade é uma das mais comuns e ocorre sempre em situações do cotidiano, como durante uma apresentação de um seminário, de palestras, reuniões ou até mesmo em uma conversa informal.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Esta variável da ansiedade provoca pensamentos trágicos e insistentes e que geram grande temor. Para aliviar essa sensação, a pessoa cria rituais: lavar as mãos várias vezes ao dia; não encostar em pessoas ou objetos por medo de se contaminar; verificar várias vezes seguidas se a porta está trancada, se deixou a janela aberta, por exemplo.

Transtorno de estresse pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático é a experiência revivida como se tivesse ocorrendo naquele instante. Nesse caso, o trauma sofrido pelo indivíduo se mantém vivo em constante estado de sobressalto. Quando se recorda do fato, as sensações que esses sentimentos desencadeiam são os mesmos sintomas físicos, psíquicos e emocionais já experimentados no momento do trauma.

De acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde, o Brasil está no topo da lista dos países com mais casos de ansiedade. Cerca de 9% da população brasileira sofre com esse transtorno. As mulheres são maioria. São três mulheres para cada homem ansioso.

Apesar de normal e benéfica, já que a ansiedade nos prepara para enfrentar desafios e perseguir nossos objetivos, quando gera sofrimento excessivo, incapacitação ou prejuízo na vida afetiva, social e profissional.

Se você sofre com a ansiedade e isso anda prejudicando sua vida, conheça o Método MD e adquira o equilíbrio e a força emocional para lidar com esse problema.