Nem uma conta milionária, nem uma coleção de carros na garagem e nem a fórmula da juventude eterna…A febre do ouro contemporânea é a felicidade! Esse conceito abstrato e subjetivo parece ser o tesouro mais desejado dos nossos tempos. Mas, como ser feliz segundo a ciência?

Pare para pensar: sempre tivemos áreas de estudo para os mais diversos temas: filosofia, saúde, biologia… Hoje, a felicidade também é tema de pesquisa para os grandes intelectuais da Universidade de Harvard.

Tal-Ben-Shahar, professor de Psicologia da Liderança da prestigiada faculdade americana, costuma dizer que o segredo de uma vida feliz é se livrar de expectativas perfeccionistas e aceitar a vida como ela é.

Já Viviane Mosé, psicóloga, doutora em filosofia e poeta, diz que encarar o sofrimento faz parte desse jogo chamado vida. Em suas entrevistas, costuma citar Nietzsche que é categórico: todo mundo sofre! Do mais ao menos poderoso, o mais rico e o mais pobre.

Se a vida é assim, tão “perigosa” para todo mundo, como algumas pessoas conseguem acessar esse sentimento tão sublime chamado felicidade?

Bom, talvez o primeiro passo seja justamente entender que a felicidade não é um fim que se possa atingir, mas o caminho. Ele pode ser tortuoso e cheio de idas e vindas. Porém, é preciso desenvolver o interesse por esse jogo e o mais importante: não ter medo ou preguiça de jogar.

Como ser feliz com 4 estratégias

Resiliência: uma habilidade-chave!

Felicidade é completamente dependente do seu estado mental. As pessoas têm a tendência em passar longos períodos se culpando e remoendo os próprias fracassos. Mas, na verdade, fracassar é apenas uma oportunidade de amadurecimento. Ser resiliente é ter a habilidade para enfrentar situações adversas e, além de se recuperar, é conseguir encontrar ensinamentos importantes com essa experiência. Assim, é possível sair mais forte e com mais recursos internos.

Não desperdice tempo evitando emoções negativas

Assim como é inútil ficar reclamando que o céu é azul e não cor de rosa, passar a vida tentando evitar emoções negativas é uma grande perda de tempo. Aceite-as e acolha. Entender suas próprias frustrações é fundamental para uma vida mais equilibrada.

Simplifique

Simplificar é a habilidade em entender o que é verdadeiramente importante e colocar sua concentração nisso.

Quem procura fazer tudo ao mesmo, corre o risco de não fazer nada direito e não conseguir aproveitar o processo. Para isso, é preciso se manter no momento presente.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Quer descobrir seu potencial, o que realmente te faz feliz e seu propósito de vida? Conheça o Método MD, um treinamento que já transformou a vida de milhares de pessoas.