Dados de uma pesquisa realizada em 24 capitais do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam que cerca de 30% dos habitantes da Região metropolitana de São Paulo apresentam algum transtorno mental. Desses, a depressão afeta 10% dos moradores e está relacionada ao estress.

Conhecida como o “mal do século”, a depressão é um distúrbio que pode ser confundido com a tristeza e é hoje uma das principais causas de afastamento do trabalho.

Além do stress, da autocobrança pelo sucesso, as redes sociais contribuem para o aumento da depressão, em especial entre as adolescentes e jovens adultas. A representação altamente idealizada e, aparentemente perfeita, essa vida “feliz” dos amigos virtuais, podem ampliar a necessidade de ser aquilo que vê no outro.

Diferenças entre tristeza e depressão

Todos nós ficamos tristes em algum momento, e às vezes isso pode ser confundido com a depressão. As diferenças entre elas estão no tempo e nos sintomas que provocam.

É o sofrimento ocasional e normalmente relacionado a perdas, pelas quais todos nós enfrentamos em algum momento da vida: a perda de emprego, de pessoas queridas e pode se prolongar por um período relativamente curto (cerca de dois meses) e se atenuando até a vida voltar ao ritmo normal.

Porém, se após um certo tempo a tristeza vem acompanhada de apatia, angústia, isolamento social, insônia, falta de prazer, cansaço, e dificuldades para a elaboração de tarefas cotidianas, são sinais de uma depressão.

Mas como superar a depressão?

É possível, sim, driblar o problema a partir de uma mudança de hábito e introduzir outros que, com certo esforço, contribuirão para minimizar os efeitos da depressão.

Mexa-se!

Pratique uma atividade física prazerosa e com a qual se identifique; os exercícios contribuem para a melhora da autoestima e, se feito em grupo, podem ampliar os relacionamentos sociais.

Socialize

Não se isole: compartilhar as emoções com amigos, familiares, ou pessoas de sua confiança, poderá resultar em uma melhora significativa.

 Medite

O Mindfulness tem se revelado uma boa alternativa no combate à depressão!

Durma bem

Uma boa noite de sono é capaz de proporcionar forças para lidar com as aflições que o transtorno traz.

Seja positivo

Pratique a positividade diante da vida. Os pensamentos positivos ajudam a tranquilizar a mente e perceber que tudo é uma questão de tempo. Isso traz forças para planejar mais as atitudes e ultrapassar os obstáculos.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

São inúmeras as maneiras alternativas que contribuem para superar a depressão. Se você está passando por esse momento difícil, conheça o Método MD, um treinamento de alto impacto, que já transformou a vida de milhares de pessoas.