Medo de relacionamentos sérios, medo de mudança ou medo de sair do emprego que só compromete sua saúde e, como consequência, sua felicidade? Esses comportamentos podem representar um bloqueio emocional.

Por mais racional que você seja, as emoções sempre estão presentes em todas as decisões que tomamos. Hora mais, hora menos. Porém todos os caminhos são escolhidos e traçados através da razão e da emoção.

Essas emoções passam a ser registradas no nosso inconsciente desde muito cedo e vão se desenvolvendo ao longo do crescimento e trajetória de vida do indivíduo. Algumas vezes, recebemos certos estímulos e criamos formas de responder a cada um deles.

E, a partir dessas experiências, vamos moldando certos padrões comportamentais. E, às vezes, criamos bloqueios emocionais que impactam a vida de forma negativa.

O que é um bloqueio emocional, de fato?

É claro que nem todas as experiências passadas são sempre positivas. Algumas pessoas vivenciam situações traumáticas que influenciam diretamente na construção de padrões comportamentais. E é aí que nascem os bloqueios emocionais.

Esses estímulos negativos, quando não são ressignificados, podem agir como um sabotador inconsciente. Na realidade, o bloqueio emocional é um mecanismo de defesa que as pessoas criam para ocultar certas memórias dolorosas ou impedir com que o indivíduo passe novamente por uma situação parecida.

Como saber se um bloqueio emocional impede seu sucesso?

Todos nós possuímos desafios em uma ou mais áreas da vida. Isso é normal! Afinal, não dá pra ser bom em tudo! Porém, se os anos passam e essas dificuldades permanecem no mesmo grau, é preciso ficar atento!

Algumas pessoas não conseguem ter um relacionamento afetivo sério e duradouro. Outras vivem em uma instabilidade financeira constante. Alguns lutam contra a balança durante anos e não conseguem emagrecer de jeito nenhum e há quem não consiga consolidar a própria vida profissional.

Não importa em qual área da vida este bloqueio se manifeste. Para dissolver este padrão, o caminho é o mesmo: encontrar o gatilho e ressignificar a experiência que deu origem ao trauma.

É importante ressaltar que a experiência responsável por desencadear o bloqueio emocional não irá mudar. Porém, é perfeitamente possível dar um novo sentido ao acontecimento.

Ao desenvolver sua Inteligência Emocional é possível adquirir as ferramentas necessárias para criar uma consciência ampliada sobre os gatilhos que disparam certos comportamentos que te limitam e impedem que você conquiste o sucesso.

Quer descobrir quais bloqueios emocionais estão te atrapalhando? Conheça o Método MD e ressignifique as memórias do seu passado. O treinamento irá proporcionar as respostas que você precisa para viver a vida para qual você foi projetado!