Hoje, 10 de Dezembro, é comemorado o dia internacional dos direitos dos animais. Por esse motivo, no artigo de hoje, vamos falar sobre os benefícios que um animal de estimação pode proporcionar.  Os pets podem reduzir os níveis de estresse, ajudar a combater a depressão e até o sedentarismo.

Mesmo com uma rotina intensa, incluir os cuidados com um animal de estimação pode ser algo muito benéfico para a Inteligência Emocional dos seus filhos. Afinal, essa é uma excelente chance de desenvolver a responsabilidade e a empatia dos pequenos.

Animais domésticos ajudam no desenvolvimento infantil de várias maneiras: física, cognitiva e emocional.

Quais competências emocionais são desenvolvidas?

Responsabilidade

Desde muito cedo as crianças podem contribuir nos cuidados do animal, o que torna o senso de responsabilidade como algo mais palpável na rotina da criança.

Aumenta a autoestima

Por mais simples que seja a tarefa que ficar como responsabilidade da criança, ela não deixa de ser importante. Por isso, junto com a responsabilidade vem a realização. Isso contribui para o desenvolvimento da independência e autoestima da criança.

Entender o ciclo da vida

É uma dificuldade comum para muitos pais explicar sobre o ciclo de vida e os aspectos básicos da existência humana. Embora seja difícil para uma criança ver uma animal se machucar ou adoecer, pode ser uma experiência importante para ensiná-los a lidar com emoções como a tristeza e a decepção.

Evitar excessos é fundamental

Cabe aos pais ficarem atentos aos possíveis excessos. Ter um apego excessivo pelo animal pode indicar que a criança esteja transferindo certas carências e frustrações na relação com o pet. Os pais precisam estimular o convívio dos filhos com outras crianças. Fora isso, é fundamental  estabelecer horários para outras atividades além dos cuidados e brincadeiras com o animal de estimação.

Se você deseja adquirir as competências emocionais necessárias para criar seus filhos de uma forma emocionalmente saudável, conheça o Método MD e transforme suas relações familiares.