Desde muito jovens, aprendemos que precisamos correr! O problema é: para onde? A falta de tempo é um dos principais problemas da era pós-moderna. Quem nunca desejou que o dia tivesse mais horas?

Por esse motivo, no artigo de hoje vamos falar sobre a tão cobiçada gestão de tempo eficiente. Será que é possível conquistá-la?

Tempo, esse recurso valioso! Já parou para pensar que poucas coisas no mundo são tão democráticas quanto o tempo? Todos nós, sem exceção, temos as mesmas 24 horas por dia para fazer o que bem entendemos.

Porém, algumas pessoas conseguem ser mais produtivas! Como? Com algumas estratégias simples! Confira:

Gestão de tempo eficiente em 3 passos

Faça uma lista

Colocar suas tarefas listadas por prioridades no papel é algo quase mágico! É algo muito simples e igualmente importante para organizar sua agenda. Ao listar o que precisa ser feito de acordo com seu grau de importância, você evita perder tempo com coisas que não são tão relevantes.

Viva o momento presente

Nada mais tóxico para uma rotina produtiva do que ficar preso no passado, sentindo culpa por algo que não tenha saído como o planejado. Ou então estar sempre ansioso pensando na reunião da próxima semana ou no relatório que de fechamento no fim do mês.

Foque em uma tarefa de cada vez. Assim você garante a atenção necessária para realizar ( e finalizar) sua pendências com a máxima qualidade.

Não menospreze o ócio!

Tem dias que não estamos muito bem para realizar atividades mais racionais e analíticas. Assim como existem outros dias que a criatividade parece não querer dar o ar da graça de jeito nenhum. Ao entender seu próprio funcionamento, você passa a se respeitar mais e não se cobrar tanto. Ninguém é super produtivo o tempo todo e tá tudo bem!

Qualquer pessoa, por mais disciplinada e organizada que ela seja, vai precisar enfrentar dias menos produtivos. Quando você estiver nesses dias, lembre-se: faça pausas e procure se dedicar em tarefas mais automáticas.

Fora isso, permita-se descansar! Geralmente o ócio é visto como vilão, porém ele é importante período que abre espaço para inspirações e ideias. Uma mente descansada é sempre mais produtiva!