Anda impaciente? Saiba que você não está sozinho. Oito em cada dez pessoas sofrem com altos níveis de estresse e tensão entre novembro até o início de janeiro. Segundo o estudo da International Stress Management Association (ISMA-BR), que entrevistou cerca de 700 pessoas, a pressa, a irritação e a impaciência aumentam de forma considerável durante este período.

E isso é previsível, né? Afinal, o trânsito fica caótico, a lista de tarefas pode dobrar de tamanho, as lojas ficam lotadas e os gastos multiplicam. Tudo isso pode desencadear sintomas físicos e emocionais que impactam a rotina e, o que é pior, a saúde.

Quer barrar a impaciência e eliminá-la do seu cotidiano? Então confira este artigo.

Não coloque a impaciência como protagonista das festividades do final do ano

Somos seres impacientes de nascença. E, como se não bastasse nossa tendência natural propriamente humana, nossa formação cultural só reforça essa conduta. Vivemos em uma sociedade imediatista e ansiosa que vê na espera uma frustração.

Quando entramos no período das festas de fim de ano isso tende a piorar. Além dos gastos extras, dos compromissos familiares e sociais que podem gerar desgastes emocionais, a cobrança pessoal aumenta durante essa fase do ano. Sabe aquela música “ Então é natal, e o que você fez?” É mais ou menos isso.

Afinal, como relaxar e driblar a impaciência?

Maneirar nas expectativas é um bom começo

Boa parte das pessoas ficam mais sensíveis nessa época do ano. É comum que a sensação de frustração dê as caras quando você lembra que é quase dezembro e não cumpriu ⅓ da sua lista de resoluções do ano novo passado. É preciso entender que ficar remoendo o que não foi feito é desperdiçar energia. Não começou um curso de inglês, foi promovido ou não se matriculou na academia? Não sofra por isso, canalize essa frustração e use-a como mola para realizar as mudanças que você deseja para sua vida.

Tente ser mais gentil com você!

Uma das características de pessoas felizes é que elas sabem lidar com as próprias limitações de maneira construtiva. Evite ficar se culpando e até se sabotando por não ter realizado o que você planejou. Pense nos aspectos positivos do seu ano e procure trabalhar sua autoestima.

Ser mais gentil com você é entender que existem desafios que precisam ser superados, mas também um leque de qualidades e coisas boas para serem comemoradas.

Não descuide da rotina

Festa de fim de ano da empresa, amigo secreto com a ex turma da faculdade, um happy hour daqui e outro ali.

Quando você percebe deixou de se alimentar adequadamente, praticar exercícios e dormir bem.

É claro que é preciso uma boa dose de flexibilidade para poder celebrar com as pessoas que fazem parte da sua vida. Porém, isso não é desculpa para descuidar da rotina e da saúde. Essa tendência acaba aumentando ainda mais a impaciência, a ansiedade e o estresse.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se a impaciência e frustração estão tomando conta da sua vida, está na hora de parar e avaliar novas rotas. Ainda dá tempo de terminar o ano com mais saúde, equilíbrio e bem-estar. Conheça o Método MD e transforme sua vida!