Namoro à distância é uma realidade para muitos casais hoje em dia. Mas, será que dá certo ou trata-se de uma “lenda urbana”? A realidade é que a configuração das relações mudou muito com o avanço da tecnologia. Enquanto nossos pais e avós namoravam com quem morava no mesmo bairro e até na mesma rua, hoje a dinâmica é totalmente diferente.

Nossa sociedade super conectada tornou o namoro à distância não só possível, como muito comum. Mas, será que funciona para todo mundo? Bom, é sobre isso que vamos falar neste artigo!

Namoro à distância: como fazer para funcionar?

Um relacionamento sempre envolverá diversos elementos para dar certo. O principal deles, talvez, seja a vontades de ambos para que funcione. Agora, não podemos negar que a distância entre o casal implique em alguns desafios extras. Porém, como a maioria das coisas na vida, existe o ônus e bônus. Por exemplo, a temida e comum rotina dentro de um relacionamento certamente não será motivo de preocupação para um casal que mora longe.

Mas, para que a relação vingue, é necessário ter em mente algumas coisas:

Tenha um propósito

O primeiro ponto é analisar a viabilidade dessa relação e entender quais são os objetivos do casal. É claro que ninguém começa relacionamento cheio de certezas e garantias, a questão não é essa. O ponto chave é entender o que fez com que vocês tomem a decisão de assumir um compromisso mesmo com a distância física.

Qualidade x quantidade

O que vale mais, a quantidade do tempo ou a qualidade desse tempo? Quantos casais saem para jantar e ficam completamente imersos em seus respectivos celulares e quase nem se olham? Em contrapartida, a mesma tecnologia que pode afastar também aproxima quem está distante. O importante é investir em um tempo de qualidade quando estiverem juntos.

Ciúmes: o grande vilão

A insegurança e a baixa autoestima são grandes incentivadoras do ciúmes. E esses elementos podem tornar qualquer relação tóxica. Quando o ingrediente distância é adicionado, isso pode tomar proporções ainda mais devastadoras. É preciso ter em mente que o controle não torna ninguém fiel a você. Se você decide entrar em um relacionamento, é preciso ter confiança no parceiro(a) e em você.

Leia também:

Síndrome de Otelo: saiba identificar o ciúme patológico

A saudade como aliada!

A saudade é um sentimento bem maluco, né? Pode doer? Pode! Mas pode também funcionar como um “tempero” interessante. Para tornar a saudade algo mais agradável não tem muito segredo. Basta driblar esse sentimento mantendo na memória os momentos bons que tiveram juntos e a consciência de que em breve isso ocorrerá novamente. Se você estiver focado apenas nos desafios e dificuldades, certamente essa distância se tornará mais dolorosa. É preciso sempre focar no lado bom dessa realidade.

Se você deseja ter mais saúde emocional e, assim, melhorar a qualidade das suas relações, conheça o Método MD! Um treinamento intenso, dinâmico e transformador.