O escritor e economista americano Tom Peters, é considerado um verdadeiro “guru da gestão”. Ficou conhecido mundialmente por seu livro In Search of Excellence e também por suas palestras onde conta sobre suas próprias reflexões para  outros executivo e empreendedores.

Em quase 50 anos de carreira, Peters é um incansável buscador da excelência e, por isso, suas reflexões são o tema central do artigo de hoje.

As 4 reflexões de Tom Peters

Amor e propósito na carreira

Para Peters, existe um ingrediente fundamental para quem deseja se destacar na carreira: o entusiasmo.

E como garantir o entusiasmo? Fazendo o que ama!

É trabalhando que as pessoas passam a maior parte do seu tempo e, por isso, amar o que faz é fundamental para ter sucesso, senso de propósito e realização.

“Desperdice tempo nos negócios fora e estará jogando toda sua vida fora”, Peters.

Aprenda a celebrar o erro

É claro que você não precisa dar pulos de alegria toda vez que algo der errado. Mas, você também não precisa ficar se punindo toda vez que comentar um erro. Ao contrário: você pode olhar com mais admiração, se entender isso em uma nova perspectiva, a do risco.

Só erra quem faz, quem se arrisca. E isso por si só já é algo positivo. Para Peters, é um grande equívoco achar que tudo precisa dar certo logo de primeira.

“Você vai à escola e aprende que não pode errar. Mas no mundo real, o único jeito de fazer as coisas é errando”

Ainda de acordo com o escritor, o fracasso tem ainda mais valor do que o sucesso. “Não é o bastante que uma empresa tolere o fracasso. Elas devem celebrar o fracasso. Não coisas erradas, mas pessoas com ideias interessantes que trabalharam muito, mas por alguma razão não acertaram”, diz.

Valorize o que é diferente de você

Para valorizar o que é diferente, você precisa se permitir a conviver com ele! A importância das pessoas com quem você convive diariamente é enorme em suas ideias e pequenas decisões diárias. Por isso, é fundamental conviver com pessoas que pensam diferente de você e possuam outras visões.

“Você tem em média 220 almoços em dias de trabalho durante o ano. Se, no final do ano, você almoçou 217 vezes com as mesmas pessoas, você saberá mais ou menos as mesmas coisas que no começo do ano”

Aprenda a escutar!

Para ele, a escuta é a alma de uma empresa de sucesso, de um líder de sucesso e de um profissional de sucesso. Em suas palestras, ele costuma fazer a seguinte provocação para a plateia: “ conte quantas vezes por dia você perguntou para alguém ‘o que você acha?’”

De acordo com a sua filosofia, ao ouvir seus colegas ou sua equipe, aumenta o comprometimento de todos e, como consequência, os resultados.