Você já ouviu falar sobre Metas SMART? O Termo surgiu pela primeira vez na década de 1980 e até hoje é muito utilizado quando é preciso traças metas e objetivos. Confira:

Para a maioria das pessoas, o termo meta remete sempre aos objetivos profissionais. Porém, elas não precisam existir apenas como carreira ou finanças. Aliás, nem deve ser assim! As metas são de extrema importância em todas as esferas da vida.

Todos nós possuímos muitos sonhos e desejos e eles podem ser grandes ou pequenos. Não importa. Você pode desejar ser um empreendedor bem-sucedido ou organizar uma coleta seletiva de lixo na sua rua. Não existe certo e nem errado. A única coisa que você não pode é deixar de fazer é escolher e tomar decisões.

Uma meta é isso: definição e ação para que qualquer desejo seu sai do plano do sonho e entre para o plano da realidade. Mas, antes de continuarmos, precisamos diferenciar metas de objetivos.

A diferença entre metas e objetivos

No imaginário de boa parte das pessoas, metas e objetivos são sinônimos. Mas esses dois termos possuem significados diferentes.

O objetivo é o propósito, a chegada. Ele quem direciona, é o guia de qualquer sonho. Já as metas, são tarefas específicas, regulares e temporais.

Exemplo:

Objetivo: perder peso

Meta: eliminar 6 kg em dois meses. Para isso, vou pesquisar valores de academias próximas ao meu trabalho para ir três vezes na semana depois que finalizar o expediente. Além disso, vou cortar as frituras, o açúcar e farinhas refinadas; Metade do prato do almoço e jantar será composto por folhas e vegetais, acompanhado de uma porção de carboidrato e uma proteína magra.

Muitas vezes, nossos objetivos precisam passar por uma segmentação. Ou seja: dividi-los em etapas. As metas, são responsáveis por demarcar essas etapas. Quanto melhor for a sua capacidade para definir bem uma meta, mais perto você estará do seu objetivo final.

Na década de 1990, surgiu a Teoria do Estabelecimento de Metas que foi proposta por Edwin A. Locke e Gary Latham, para esses dois autores, quanto mais específica for essa meta, maior será empenho para cumpri-la.

Em suma, essa teoria caracteriza o estabelecimento de metas a partir de três pontos fundamentais: engajamento, foco e esforço direcionado.

Leia também:

Entenda como a Programação neurolinguística amplia a persuasão

Metas SMART: entenda mais

Para auxiliá-lo na definição das suas metas, existem os critérios SMART. O termo surgiu pela primeira na edição de novembro de 1981 da revista Management Review. Em inglês, smart é traduzido como esperto.

Trata-se de um acrônimo para os termos a seguir.

S: Specifc (seja específico)

Ao definir sua meta é preciso que você seja muito específico. Essa meta precisa conter prazos, lugar, quantias. Dessa forma, seu objetivo fica mais tangível.

M: Measurable (defina objetivos mensuráveis)

Como você pode acompanhar sua evolução e medir seus resultados? É preciso mensurar cada avanço que você conquistar e assim entender se você está no caminho certo.

A: Attainable (atingível)

É essencial ter os pés no chão. Se o seu sonho é ser bombeiro, mas já passou dos 40 anos, convenhamos, que é uma meta que está um pouco distante do que é tangível. Ser realista é fundamental para evitar a frustração.

R: Relevant ( relevante)

Como sua meta irá influenciar a sua vida e das outras pessoas? Ela está de acordo com o que você busca, com os seus valores e propósitos?

T: Time Based ( defina um prazo)

Qual o tempo que você definiu para atingir sua meta? Sem um prazo delimitado, a procrastinação aparece constantemente para dar aquele “oi”.

Definir metas e agir constantemente para atingi-las é um capítulo poderoso na vida de qualquer pessoas que deseja se superar e ter um futuro mais feliz. Além disso, elas também são responsáveis por gerar mais motivação – que é algo essencial para tornar esse futuro uma realidade. Se você quer desenvolver o autoconhecimento necessário para traçar metas e objetivos, conheça o Método MD!